A tonalidade da urina muda de acordo com a quantidade de ingestão de líquidos. Você sabia que a cor da sua urina pode dizer muito sobre a sua saúde? A tonalidade da urina muda de acordo com a quantidade de ingestão de líquidos. A coloração e a textura da urina podem ser um alerta para alguma doença mais séria.

O médico nefrologista Marcos Alexandre Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim, chama a atenção para a importância de se observar a cor da urina. Segundo ele, um simples olhar pode prevenir doenças como uma insuficiência renal. Muito mais do que eliminar toxinas do organismo, a urina e suas manifestações de cor e aspecto podem revelar muito sobre a saúde, especialmente dos rins.

“A urina normal tem uma tonalidade de um amarelo claro e transparente. Ela, às vezes, muda e esse amarelo fica mais claro, ou mais escuro, de acordo com a quantidade de líquido que tomou. A pessoa que toma pouco líquido vai ter uma urina mais escura, um amarelo mais escuro. Já quem toma bastante água vai ter a urina mais clara”, explicou o nefrologista.

O médico ainda explica que se a urina sair muito amarelada há perda de bilirrubina — que é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. Já a urina com sangue pode significar algo mais grave.


“Se o sangue é no início da urina é problema na uretra. Se o sangue vem o tempo todo durante a micção é porque está vindo dos dois rins. E a terceira coisa é quando vem no final e pode ser um tumor na bexiga, porque quando a bexiga acaba de contrair, perde sangue, e aparece no final da micção”, explicou.

Em todos os casos é essencial procurar um médico. Só o profissional poderá dar o diagnóstico e tratamento para o problema. Confira abaixo algumas perguntas e respostas do médico nefrologista Marcos Alexandre Vieira sobre o aspecto da urina e a relação com sua saúde:

✓ 1. Faz mal segurar o xixi por muito tempo?
Não esvaziar direito a bexiga pode provocar infecção urinária.

✓ 2. Qual é a cor normal da urina?
A cor ideal da urina é amarelo claro.

✓ 3. Se a urina está transparente, significa que a pessoa ingeriu muita água?
A urina bem clara pode indicar que há água em excesso.

✓ 4. Quando urina está amarelo-escura é preocupante?
A cor pode ser considerada normal, porém é um sinal que precisa ingerir mais água.

✓ 5. E se ela está laranja?
Então pode indicar falta de água ou pigmentos de comida. Se persistir, pode ser problemas de fígado ou na vesícula. É importante consultar um médico e realizar exame para descartar qualquer problema.

✓ 6. Urina vermelha o que pode ser?
Se for persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou ainda um tumor.

✓ 7. Se a cor da urina está castanha ou marrom, qual o indicativo?
Indica que pode ser desidratação severa ou problemas de fígado.

✓ 8. Em que casos são necessários procurar imediatamente um médico?
Prestar atenção na cor da urina deve ser um hábito simples e que a qualquer suspeita é importante procurar um médico, pois um exame de urina pode alertar sobre algo mais sério.

Postagem Anterior Próxima Postagem