Governo divulga calendário de saque do FGTS; veja como consultar saldo


O governo divulgou nesta quinta-feira (25), por meio de medida provisória, o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2020. Trata-se do saque-aniversário, modalidade que permitirá pagamentos anuais para quem tem dinheiro no fundo. 

A partir de 2020, o saque deve variar de acordo com o valor do saldo da conta de cada trabalhador. O percentual pode variar de 10% a 35%, sendo que, quem tem mais dinheiro terá um percentual menor a sacar.

Quem tem direito FGTS Inativo

O cronograma é de acordo com o aniversário do beneficiário e traz apenas os meses de saques para quem nasceu no primeiro semestre. Não foi divulgado o calendário para quem nasceu no segundo semestre. 

Nascidos em janeiro e fevereiro - os saques serão efetuados no período de abril a junho de 2020; 

Nascidos em março e abril - os saques serão efetuados no período de maio a julho de 2020; 

Nascidos em maio e junho - os saques serão efetuados no período de junho a agosto de 2020.

Como consultar Extrato de FGTS 

Existem duas possibilidades de consultar se você possui FGTSInativo. A primeira, é indo em uma agência da Caixa já munido com os documentos referenciados acima. 

A segunda opção é entrar no site da Caixa Econômica e criar uma senha para internet, Assim, você pode fazer a consulta diretamente no site.

Quando posso sacar o saldo do FGTS Inativo?

Por fim, vamos supor que você preencha todos os requisitos e faz aniversário em setembro. Já poderá sacar seu saldo do FGTSInativo (se houver), a partir do dia 01 de setembro de 2019.