A comunidade de Demanda, zona rural de Umburanas, foi contemplada com o Projeto “Ser Tão Abundante”, implantado pela ENGIE na região. O benefício se dá pela instalação de uma sede comunitária que conta um auditório, escritório, banheiro e cozinha. 

 “A chegada da sede vai melhorar nossa qualidade de vida e do nosso trabalho. Agora temos um espaço estruturado para realizar reuniões, eventos; e um ponto de apoio para o armazenamento da produção”, destacou o presidente da Associação de moradores de Demanda, Dailton Oliveira.

 O projeto prevê ainda a implantação, na comunidade, de uma Horta Mandala, que irá beneficiar 19 famílias que já atuam na comercialização de produtos na feira local do município e nos programas de aquisição de compra de alimentos do Governo Federal. O projeto das Hortas Mandalas visa ampliar a segurança alimentar e a renda local com a comercialização do excedente de produção.


“Hoje, 30% dos alimentos destinados a merenda escolar Municipal são ofertados por nós, através Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a nossa expectativa é aumentar esse número com a produção da horta”, afirmou Dailton.

O projeto da Horta Mandala contempla a assistência técnica e estruturação para plantio/cultivo de hortifrutis e criação de pequenos animais, além da organização de comercialização da produção. Todas as etapas são realizadas com a participação efetiva dos produtores, que recebem capacitações teóricas e práticas aplicadas em módulos. (Ascom Engie)

Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem