Header Ads

Aprovados em concurso da Polícia Civil iniciam curso de formação


A aula inaugural do Curso de Formação 2019 da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) reuniu, na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado (Alba), todos os aprovados no último concurso realizado para preenchimento de vagas na corporação. Ao todo, 340 futuros delegados, investigadores e escrivães iniciaram a preparação, que acontecerá nos próximos quatro meses.

Presente no evento, o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, fez questão de desejar boa sorte aos formandos da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). "Essa formação é necessária e obrigatória. Só depois da aprovação do grupo será possível nomear e dar posse aos novos escrivães, investigadores e delegados, e boa parte deve atuar no interior do estado. Há municípios com cerca de 50 mil habitantes que clamam por um reforço na polícia investigativa", explicou.

Delegado-geral da PC-BA, Bernardino Brito Filho, ressaltou que dentro de pouco tempo todos estarão na ativa. "Nosso curso de formação dura quatro meses, então esperamos que já em fevereiro próximo nossos formandos ingressem na carreira policial. Essa formação é importante, pois a Polícia Civil precisa ter seu efetivo ampliado e, por isso mesmo, estamos dando início aos trâmites necessários para instalar um novo processo de seleção", anunciou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e com a Banda de Música da Aeronáutica, que tocou o Hino Nacional e o Hino ao Dois de Julho.

Preparação

O futuro investigador da Polícia Civil Fábio Frazão Ramos já era servidor, mas ansiava pela mudança na trajetória profissional. "Foi uma batalha que se iniciou ano passado e várias etapas foram vencidas. Só falta agora concluir esse curso para começar, de fato, essa nova história", afirmou. Também aprovada para atuar como investigadora, Elaine Barbosa está ansiosa para o início do curso. "Essa preparação forma profissionais realmente capacitados e concretiza o ingresso nessa função que é tão desejada por muitas pessoas", comentou.

As aulas iniciadas esta semana incluem palestras do delegado-geral da PC-BA e do coordenador da Coordenação de Operações Especiais (COE), Hélio Jorge Oliveira Paixão. Toda a preparação reúne a parte teórica e também visitas técnicas e estágio supervisionado, para que os aprovados obtenham a experiência prática antes de estarem aptos para a nomeação.