O mundo moderno impõe à maioria das pessoas um ritmo de vida frenético. Com tantas tarefas a cumprir, parece impossível que apenas 24 horas sejam suficientes para trabalhar, dedicar tempo à família e realizar outras atividades igualmente importantes.

Sob a pressão desse corre-corre, é natural que algumas coisas escapem e fiquem sem fazer. Quando se trata do acompanhamento escolar dos filhos, porém, vale a pena redobrar a atenção e dedicar alguns esforços. Veja por quê.

O ACOMPANHAMENTO ESCOLAR CONTINUA O APRENDIZADO
O aprendizado não ocorre exclusivamente em sala de aula. Algumas pessoas pensam que o aluno é uma espécie de “papel em branco” e que cabe apenas ao professor — por sua autoridade e vocação — a incumbência de ensinar. A realidade é que, ao ir para a escola, o aluno leva consigo conhecimentos adquiridos em casa, de seus pais. Quando retorna ao lar, somado ao que já conhecia antes, ele traz novos saberes provenientes de seus professores e colegas.

Na hora de consolidar a cognição, a vivência doméstica é tão importante quanto a experiência escolar. Portanto, o acompanhamento por parte dos pais é o meio de vincular a família e a escola, e assegurar que o conhecimento assimilado pelos alunos deixe de ser uma confusão de informações esparsas para se tornar um sólido conjunto de habilidades práticas. Feito isso, o reflexo em notas melhores é só questão de tempo.

Confira mais dicas após o nosso recadinho!

Você já conhece a Escola Mundo do Saber?

Há mais de 11 anos preparando crianças para o futuro, a escola está situada à Rua Florisvaldo Barberino, 196 no Bairro Félix Tomaz, a escola conta com professoras graduadas no ensino superior e ensinando do maternal ao 5º ano.

Além da preocupação com a preparação de profissionais, a Mundo do Saber também se preocupa com os valores morais, lecionando sob os Princípios Cristãos, fazendo com que seu filho cresça com bases sólidas. 

Além das disciplinas tradicionais, a escola se destaca ainda pelos cursos adicionais como: aulas de Inglês, Espanhol, empreendedorismo e musicalização. Conta ainda com todas as salas climatizadas e personalizadas, sala de vídeos e reuniões, parquinho, sala de jogos, reforço escolar, dois professores por sala e câmeras de segurança.

Faça uma visita ao educandário e matricule seu(s) filho(s)!

O ACOMPANHAMENTO ESCOLAR REVELA DEFICIÊNCIAS
Quando o boletim surge com notas vermelhas, é quase impossível não procurar por culpados: o aluno, a escola e o professor estão entre os principais “suspeitos”. Muitas vezes, os pais incluem a si próprios nessa lista e se culpam por uma eventual omissão. Mas mais urgente do que o autoflagelar-se é verificar o que ocasionou o resultado negativo e resolver o problema.

As causas podem ser diversas: a inadequação do aluno a alguns aspectos do método de ensino, a dificuldade natural em algumas disciplinas (não é raro ver estudantes com ótimas notas em matemática fracassarem em artes ou literatura e vice-versa) ou mesmo a falta de disposição para estudar. Diagnosticada a origem da dificuldade, será possível tomar as ações necessárias para reverter o quadro e alcançar o êxito.

Ademais, se realizado desde o início do ano letivo, o acompanhamento escolar tem a vantagem de funcionar como medida preventiva e evitar as recuperações e reprovações.

Agora que você já sabe como o acompanhamento escolar é imprescindível, confira dicas para driblar a falta de tempo e garantir que seus filhos sejam bem-sucedidos ao estudar:

Crie uma rotina de estudos fora da escola: essa atitude reforçará em seus filhos a ideia de que o aprendizado continua além dos limites da sala de aula. Contratar professores particulares para melhorar o rendimento deles é uma ótima solução.
Desenvolva canais de comunicação alternativos: o ideal é sempre ir às reuniões na escola, mas, quando isso não for possível, contate os professores e a diretoria por meio de e-mails, redes sociais e aplicativos como WhatsApp. Você também pode solicitar aos pais de outros alunos que sejam seus representantes e anotem os pontos principais da pauta da reunião.
Converse com seus filhos: apesar de toda tecnologia, o diálogo ainda é a forma mais eficaz de comunicação. Com conversas francas, você será capaz de compreender os dilemas e as necessidades de seu filho e tomar as melhores decisões, de acordo com as informações obtidas.
O acompanhamento escolar é uma tarefa complexa, mas extremamente gratificante e proveitosa. Você tem mais dicas sobre o assunto? Compartilhe nos comentários!

Artigo extraído do Portal Piva Educacional
Postagem Anterior Próxima Postagem