Dados da doença e ações a serem desenvolvidas foram apresentadas à imprensa

Em uma reunião realizada na noite desta quinta-feira, 17, membros do Rotary Club de Jacobina receberam alguns órgãos da imprensa para apresentar a nova campanha de combate à poliomielite, denominada "End Polio Now", em uma tradução livre, "Acabar com a Pólio agora". Liderando os trabalhos de erradicação mundial há mais de 30 anos, essa comunidade internacional contribuiu consideravelmente para que os casos do vírus reduzissem em 99,9%. Até agora os dados mostram que mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países já foram imunizadas contra a paralisia infantil.

Dos 350 mil casos registrados em 125 países, no ano de 1988, as campanhas e trabalhos realizados conseguiram reduzir para somente 33, causados pelo vírus selvagem em 2018. Somente o Afeganistão e o Paquistão continuam registrando casos, locais onde os desafios enfrentados pela entidade são ainda maiores, devido a instabilidade política, população com maior número de nômades, além da topografia acidentada e dificuldades logísticas.

Em Jacobina, de acordo com a presidente da entidade, Danúzia Belas, todas as campanhas abraçadas pelo Rotary Club, têm o total apoio da população. "A comunidade sempre esteve junto, seja na campanha de aquisição de cadeiras de rodas, doação de sangue, feira da saúde ou qualquer outras das diversas ações que desenvolvemos. E sobre a campanha de erradicação da pólio, precisamos destacar a importância da imprensa nesse nosso objetivo de atingir o maior número de pessoas possíveis, por isso convidamos todos vocês para esta reunião e convocamos a serem nossos parceiros nessa luta".

A Comunidade Internacional Rotary Club se comprometeu a levantar US$50 milhões por ano para a erradicação da pólio, e a Fundação Bill e Melinda Gates (Bill Gates), está equiparando em 2 para 1 cada dólar doado, até US$150 milhões por ano. Este dinheiro financia suporte operacional, agentes da saúde, equipamentos laboratoriais e materiais educativos. Além disso, contam com o papel importantíssimo da Unicef, dos governos mundiais, corporações e doadores individuais. As campanhas trazem ainda, grandes nomes como  o pop star Psy, a supermodelo Isabeli Fontana, o Nobel da Paz Desmond Tutu, entre outros embaixadores famosos que ajudam o Rotary a falar com a população sobre a pólio e a necessidade de eliminarmos esta doença da face da Terra.

Por Igor Fagner e Robson Guedes - Jacobina Notícias

Paulo Jacotel confere certificado ao Robson Guedes do Jacobina Notícias, em reconhecimento por suas participações em ações comunitárias.







Postagem Anterior Próxima Postagem