Dicas da 4 X 4 Peças e Serviços: fazer manutenção preventiva do veículo ajuda a economizar

Afinal, diferentemente da manutenção corretiva, uma revisão periódica busca se antecipar aos problemas. Além disso, há a questão do desempenho e do consumo do carro. Quando tudo funciona bem, isso reflete também no consumo de gasolina do veículo. Mas não há motivo maior para cuidar bem do seu veículo do que para a sua própria segurança. Quem assume esse compromisso se protege melhor contra falhas mecânicas que podem comprometer o controle do carro, diminuindo o risco de acidentes. E não se pode deixar, ainda, de falar sobre as multas geradas a partir de problemas relacionados a itens obrigatórios do automóvel.

Em alguns casos, os custos gerados ao condutor podem ser bastante elevados. Neste artigo, você vai conferir um checklist com 19 dicas úteis sobre como fazer a manutenção preventiva do seu automóvel. 

O Que é Manutenção Preventiva de Veículos?

A manutenção preventiva é aquela que você faz de tempos em tempos para prevenir seu carro de problemas que podem surgir eventualmente. Dentro da manutenção preventiva, enquadram-se verificações mais simples, como de estepe, extintor de incêndio, do limpador de para-brisas, do nível de óleo, de lanternas e piscas, dentre outros itens.

Mas não deixe o fato de cuidados simples parecerem, a você, desnecessários, pois eles são essenciais para a sua segurança e para não ser multado. Já imaginou ser parado em uma blitz e estar com farol queimado ou sem limpador de para-brisas? Ou, ainda, com pneus carecas ou sem estepe? Além de ser uma situação bastante constrangedora, o valor a pagar seria alto.

Assim, levar seu carro para a revisão serve também para você não receber pontos na sua CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Muitos condutores não sabem qual é o momento certo de levar o veículo para manutenção. Se essa é uma dúvida sua também, fique tranquilo, pois vou solucionar essa questão na próxima seção deste artigo.

Quando Você Deve Fazer a Manutenção Preventiva?

Basicamente, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu carro, pois tudo depende da marca e do modelo. Como regra geral, porém, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados– o que vier primeiro. Caso esteja em dúvida, o manual do proprietário traz exatamente de quanto em quanto tempo seu carro precisa de uma revisão, como também é chamada a manutenção preventiva.

Além disso, se seu automóvel for zero quilômetro, você precisa ficar ainda mais atento às revisões obrigatórias. Se é seminovo e passou por todas as revisões obrigatórias de concessionária, você também deve lembrar-se de levá-lo periodicamente a um mecânico de confiança. É importante lembrar, ainda, de que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções.

Enfrentar muita poeira, estradas esburacadas, ficar parado em congestionamentos por muito tempo ou viver em locais onde a alta temperatura é comum são situações que podem exigir que a manutenção preventiva seja feita antes do previsto. Cabe a você ficar atento a sinais de problemas em seu veículo e fazer uma inspeção quinzenal no seu carro. Confira lanternas, pneus, nível do óleo, filtro de ar, freios, embreagem, bateria, ar-condicionado e outros itens básicos de seu veículo.

O check-up completo não chega a 15 minutos e ajuda a evitar problemas.

Caso algum item esteja apresentando defeito, vá a um mecânico da sua confiança para fazer a manutenção. Perceba que não existe muito mistério em relação à periodicidade da manutenção preventiva. Para ajudá-lo a saber o que deve ser analisado em seu veículo, para que ele funcione sempre em boas condições, veja a lista a seguir, na qual dou 19 dicas de manutenção preventiva.

Faça um checklist de Manutenção Preventiva de Veículos em 19 itens: 

1. Alinhamento de direção (suspensão dianteira)
2. Rodízio de pneus
3. Correias do motor
4. Radiador
5. Óleo
6. Palhetas e limpadores do pára-brisa
7. Lâmpadas
8. Filtro de ar do motor
9. Velas
10. Lataria
11. Ar condicionado
12. Filtros de combustível
13. Marcha
14. Escapamento
15. Cinto de segurança
16. Injeção eletrônica
17. Vidros
18. Itens obrigatórios
19. Balanceamento e geometria

Veja a íntegra do artigo extraído do portal Doutor Multas, clicando aqui