A Sertão Livraria e Café seguindo sua programação do Novembro Negro, iniciou no dia 8 o minicurso “Literatura negra e violência: um percurso por textos pretos”, que visa pensar a literatura negra sob uma ótica da violência.

O minicurso está sendo ministrado pela sócia-proprietária da Sertão, a professora Jancleide Goes, em parceria com o Grupo Rasuras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além desse encontro de sexta-feira, a capacitação terá ainda mais dois momentos, com três horas de duração cada, e os participantes receberão ao final, uma certificação emitida pela universidade.

Para Jancleide, é importante sempre falar sobre como a violência se transforma em linguagem dentro da literatura e como ela se torna potente. “O minicurso é totalmente interativo, com estudo de textos literários e teóricos, músicas e poesias, entre outras mídias, justamente para mostrar que essa violência não é só de sofrimento, mas também de estratégia de sobrevivência, extremamente elaborada e que diz muito sobre a subjetividade do sujeito” contou.  

O minicurso atingiu sua inscrição máxima de 30 participantes e está acontecendo na Sertão Livraria e Café, um local que, além de disponibilizar uma enorme variedade de obras literárias, se transformou também em um excelente espaço para leitura, debates e manifestações culturais, sem esquecer, é claro, do famoso café. Faça uma visita à Sertão, situada à Rua JJ Seabra, 85 – Praça da Bíblia. 

Igor Fagner - Jacobina Notícias


Postagem Anterior Próxima Postagem