No período de 19 a 21/11/2019 as representantes das Secretarias de Assistência Social e Educação e Cultura de Jacobina BA – Sabrine Conceição e Elaine Guirra – participaram de uma formação sobre BPC nas escolas: Educação Especial e Inclusiva, no município de Lençóis BA. O evento foi organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) por meio do NTE 03 de Seabra, tendo como público-alvo gestores municipais, profissionais da Educação e Saúde, assistentes sociais e integrantes do grupos gestor estadual e municipal, com carga horária de 20h.

O objetivo do encontro formativo foi compartilhar experiências intersetoriais para potencializar as ações na perspectiva da educação especial e inclusiva, garantindo os direitos da pessoa com deficiência e sua permanência nas escolas, melhorando a qualidade nos atendimentos prestados.

Assuntos abordados na formação 

Políticas públicas de continuidade; Inclusão do serviço de AEE no PPP das escolas; formação continuada em braille, baixa visão e libras para atender as demandas dos estudantes; Deficiências múltiplas; Tecnologias assistivas; Como avaliar o aluno com deficiência?; A inclusão de intérpretes nos eventos educativos para incentivar as pessoas surdas a participarem dos espaços de discussão sobre educação especial e inclusiva; Benefício de prestação continuada e programa BPC nas escolas e os desafios para materializar a intersetorialidade.

Palestrantes

Durante a formação, grandes nomes passaram pelo palco de apresentação, sendo eles: Prof. Dr. Henrique Paim; Profª. Macaé Evaristo; Prof. João Prazeres; Prof. Dr. Paulo Gabriel; Profª. Esp. Selenita Barbosa; Joselita Santana e Prof. Luis Araújo. 

Todas as informações e aprendizados colhidos pelas representantes de Jacobina serão disseminados em formações com as equipes técnicas das duas secretarias.

Ascom Semec / PMJ
Postagem Anterior Próxima Postagem