Yamana Gold promove grande evento em Jacobina


No último sábado, 9, aconteceu, em Jacobina, o 2º  Seminário de Mineração do Estado da Bahia. O evento, promovido pela Associação de Engenheiros de Minas da Bahia com o apoio da Yamana Gold, tinha como objetivo reunir profissionais e estudantes da área para uma rica troca de experiência sobre o tema. 

Para Sandro Magalhães, fazer mineração é um desafio muito grande, sobretudo pelo impasse das normas e leis que regulamentam o setor. “Promover um evento como esse, é como ter luz no fim do túnel. Precisamos discutir sobre a gestão e mostrar o desenvolvimento econômico e social que o setor traz para a cidade. A mineração ajuda a desenvolver pessoas”, completa.

Mais de 200 pessoas foram inscritas no evento, representando autoridades municipais, estaduais e federais, empresas de mineração, empresas de tecnologias do setor mineral, estudantes de universidades e cursos técnicos.

De acordo com Moacyr Carvalho, coordenador de outorga de títulos de lavra da Agência Nacional de Mineração, o evento é de suma importância para o Estado. “Eventos como esse devem entrar para o calendário nacional. Mostram a todos que a mineração proporciona inúmeros benefícios à população, e não somente impactos negativos como circula na mídia. Jacobina é um exemplo disso. Uma cidade grande e desenvolvida, que tem como pilar da economia a mineração”, citou.

O evento, realizado na Associação Comercial de Industrial de Jacobina (ACIJA), movimentou a rede hoteleira e de alimentação do município e valorizou a economia local através da realização de 100% dos serviços contratados em Jacobina, além colocar a cidade na rota de grandes eventos.