Graças ao Grande Arquiteto do Universo, Deus, acabamos de receber uma muito boa notícia, um e-mail do Inmetro. Me deixe explicar: O MAPA – Ministério da Agricultura – delega ao Inmetro a competência de acreditar laboratórios, cuja eficiência é imperativo ser padrão internacional igual, para realizarem os exames na área de saúde animal. E o nosso Laboratório JAC-VET, aqui de Jacobina, aqui desse Sertão Semiárido - FOI ACREDITADO!

Isto mesmo vencemos a 1ª Etapa, agora vamos poder realizar exames para detectar AIE – Anemia Infecciosa Equina (a Aids dos equídeos – enfermidade causada por vírus), por IDGA, que é um método de Imunodifusão em gel de ágar e por ELISA. E também o MORMO pelo método ELISA – (o Mormo ou “lamparão” é uma temida Zoonose, uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei é mais frequente em equídeos (cavalos, asnos e mulas), mas pode também ser contraída pelo homem; por isso é caracterizada como Zoonose que são as enfermidades que podem ser transmitidas ao homem e vice-versa, e  por isso temidas). É uma infecção transmitida por secreções nasais, orais, oculares, fezes e urina de animais infectados;

Imaginem a importância de um laboratório acreditado pelo Inmetro e credenciado pelo MAPA para a nossa região, para Jacobina e principalmente para os Programas de Sanidade Animal da Bahia e do Brasil. É sim de importância imensurável. Os Produtores Rurais e os aficionados Equideocultores agora  podem solicitar aos Médicos Veterinários Credenciados pelo MAPA, que encaminhem as amostras (sangue/soro) para um Laboratório Acreditado pertinho de todos nós, o laboratório jacobinense JAC-VET, sob a responsabilidade do médico veterinário Artur Teixeira Pereira. Localizado na Rua Margem do Rio do Ouro, 59 / B (sobre a Casa da Fazenda), vizinho ao Fórum; mantendo seu patrimônio, o seu rebanho livre do contato de animais reagentes, evitando contaminações e prejuízos. Essas enfermidades não têm tratamento e nem cura.

Segunda-feira vamos comunicar ao MAPA a decisão do Inmetro e aguardar as orientações. É  ou não é uma boa notícia? Abaixo o e-mail  recebido com data e tudo.

E-MAIL - DATADO DE 13/12/2109 
À (AO) Senhor (a) Artur Teixeira Pereira
Laboratório Jac Vet Casa da Fazenda Ltda. – CRL 1040

Prezado (a),

Venho informar a V.S.ª a manutenção da acreditação deste laboratório pela Cgcre, bem como a concessão, em 03/12/2019, da extensão da acreditação e da aprovação da atualização do escopo da acreditação. O escopo da acreditação se encontrará disponível no nosso site. 

Seguem anexos o escopo de acreditação e o novo certificado de acreditação com referência à nova versão da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017.

Coloco-me à disposição de V.S.ª para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

Por gentileza, acusar recebimento.

Atenciosamente,
Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre)

Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla)




Postagem Anterior Próxima Postagem