Uma enfermeira chinesa acusa o país de estar encobrindo o verdadeiro número de pessoas infetadas com coronavírus. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a mulher, que aparece vestida com um roupa de proteção e uma máscara, afirma que 90 mil pessoas já foram afetadas pelo coronavírus na China, valor muito superior aos 1900 relevados por funcionários do governo.

De acordo com dados oficiais, o vírus já infetou mais de 1900 pessoas e matou 54. "Estou na área onde o coronavírus começou. Estou aqui para dizer a verdade. Neste momento, na província de Hubei, incluindo a área de Wuhan, 90 mil pessoas foram infetadas pelo coronavírus", disse a enfermeira, cujo nome não foi revelado.

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que o país está enfrentando uma situação grave e que já foi realizada uma reunião sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o surto.

A China foi inicialmente elogiada pela transparência apresentada na gestão da situação, mas agora há quem acuse as autoridades de estarem eliminando vídeos da Internet que revelam a verdadeira situação do país.

O vídeo da enfermeira já tinha quase dois milhões de visualizações no Youtube. A mulher pediu às pessoas para não saírem de casa e para não irem celebrar o Ano Novo Chinês. Várias partes do vídeo foram divulgadas por cidadãos mas acabaram sendo eliminados.

As acusações de o governo estar encobrindo a situação vêm depois de, em 2002, os governantes terem ocultado a existência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) à própria população chinesa.



Fonte: CM / Portugal
Postagem Anterior Próxima Postagem