Ótica Realce informa: 3 cuidados com os olhos no Carnaval para poder cair na folia!

Confesse: os cuidados com os olhos no carnaval ficam um pouco de lado durante os dias de festa. Afinal, o mais importante é preparar a fantasia, encher o corpo e o rosto de muito brilho e seguir os trios, blocos e shows por aí, não é mesmo?

Na prática até pode ser assim, mas o ideal é que você tome algumas precauções para curtir a folia sem prejudicar a saúde ocular. Isso porque as comemorações carnavalescas trazem alguns perigos aos olhos.

Apresentamos a seguir cuidados indispensáveis a serem tomados antes de cair na diversão carnavalesca e alguns riscos de não proteger os olhos durante a folia. Acompanhe!

3 cuidados com os olhos no carnaval

É possível preservar a saúde ocular sem abrir mão dos adereços de carnaval. Para ajudar você nessa missão, selecionamos alguns cuidados básicos. Não perca!

1. Evite aplicar glitter e purpurina próximo aos olhos

A purpurina e o glitter são as estrelas do carnaval, mas podem provocar arranhões na córnea, permitindo a entrada de bactérias e vírus. Para evitar esse problema, o ideal é não aplicá-los na região dos olhos.

Quem não abre mão do brilho pode utilizar sombras de boa qualidade. Esse tipo de maquiagem não traz tantos riscos quanto o glitter e a purpurina. Além disso, evite o rímel à prova d'água. Também tenha cuidado na hora de aplicar os cílios postiços, evitando que a cola entre em contato com os olhos, e não reaplique cílios já utilizados para impedir o risco de contaminação dos olhos.

2. Proteja os olhos do sol

Muitas comemorações carnavalescas ocorrem durante o dia, por isso, não se esqueça dos óculos de sol. Prefira os modelos mais escuros com filtros UVA e UVB. Como o carnaval acontece em pleno verão, vale também investir em chapéus, bonés e viseiras para reduzir a incidência dos raios solares diretamente sobre os olhos.

3. Tenha cuidado com as lentes de contato

Muitas pessoas gostam de dar um toque especial na fantasia com lentes de contato coloridas. O problema é que o pigmento utilizado nesses produtos também pode provocar lesões oculares. Por isso, não se esqueça que, assim como as lentes de grau, os modelos coloridos também devem ser prescritos por um médico oftalmologista.

Tanto para os modelos coloridos quanto para os de grau, o ideal é optar por modelos de lente descartáveis. Mas se você usar lentes de maior duração, vença a preguiça pós-folia, retire o produto dos olhos e não se esqueça da higienização. Se perceber os olhos vermelhos após retirar as lentes, use um colírio lubrificante. Se o incômodo durar, procure um oftalmologista.

Os riscos de não proteger os olhos durante a folia

O carnaval lidera a lista das maiores festas populares do mundo e não é por acaso. Se por um lado essa celebração em conjunto mostra o poder agregador dessa festa, por outro, ela acaba trazendo também alguns problemas para a saúde dos olhos.

Durante esse período, é comum uma maior ocorrência de inflamações oculares como a conjuntivite, já que as grandes aglomerações de pessoas permitem que o vírus se propague mais rapidamente, então o ideal é fugir das multidões. Se não for possível, lembre-se de manter as mãos limpas, evitando o contato com os olhos.

Até os tradicionais confetes, serpentinas e sprays de espuma podem provocar a contaminação ocular causando alergias, blefarite e terçol, por exemplo. Além de gases, o spray contém substâncias como o poliuretano, que podem provocar lesões na mucosa ocular.

A dica é tentar se proteger com os óculos de sol. Caso o spray entre nos olhos, ou tenha alguma lesão provocada pelo confete ou serpentina, a recomendação é lavá-los com água corrente. Se ainda assim a dor persistir ou você sentir como se houvesse areia nos olhos, procure um oftalmologista. Nada de aplicar pomadas e colírios sem orientação médica, pois isso pode agravar o problema.

Você viu que diversão e prevenção caminham juntas durante os dias de folia. Seguindo os cuidados com os olhos no carnaval que nós apresentamos aqui, você pode colocar seu bloco na rua e curtir a festa. (Extraído do Portal Olhar Certo com imagem Freepik)

A Ótica Realce está situada à Rua Caixeiro Viajante, 47 - Centro de Jacobina. Para mais dicas sobre como cuidar melhor dos seus olhos, faça-nos uma visita, ou acompanhe sempre os artigos que postamos no Jacobina Notícias!