Secretaria do Meio Ambiente promove o projeto 'Caneque-se' em setores da prefeitura

A campanha tem por objetivo sensibilizar os colegas para o não uso do copo descartável 

Cerca de 500 copos serão distribuídos. Essa é a meta da Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o projeto "Caneque-se". Colaboradores do setor estão visitando as sedes das demais pastas para baterem um papo com as equipes e sensibilizá-los quanto ao não uso de copos descartáveis.

Em entrevista ao Jacobina Notícias, o gestor ambiental Jorge Sergipano contou sobre o estrago que esse tipo de hábito pode causar ao meio ambiente. "Imagine uma pessoa usando em média três copos descartáveis por dia na secretaria? Serão cerca de 780 por ano, agora multiplique isso pela quantidade de pessoas em cada setor da prefeitura?" Indagou o ambientalista.

A imagem que ilustra essa matérita foi feita na Secretaria da Educação e Cultura, porém Jorge contou que já passaram por outros setores e a ideia é realizar em todas as repartições públicas da PMJ. "Estamos promovendo palestras e doação de canecas em acrílico e com isso diminuir consideravelmente o uso de copo descartável, que além de reduzir a geração de resíduo, fará uma economia significante na compra de copos descartáveis" lembrou.

Impacto do copo descartável ao meio ambiente

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Mas ainda podemos reciclar todos essa produção, certo? Errado. O plástico tem potencial para reciclagem, mas o seu mercado ainda é muito precário, cada quilo do material pode ser vendido por até R$ 0,20 – são necessários mais de 400 copos de plástico descartáveis para somar apenas um quilo. Além disso, de todo o plástico que já foi produzido em todo o mundo, desde sua invenção ainda em 1950, apenas 9% foi realmente reciclado para entrar novamente no ciclo de produção.

E ainda com esse cenário preocupante sobre a reciclagem do plástico, existem os materiais que são descartados de forma errada e vão parar nos aterros sanitários. Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza. Isso porque o copo plástico descartável é produzido a partir do poliestireno, um componente derivado do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável. (Fonte: Beegreen)

Por Igor Fagner / Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo