É fake news vídeo que mostra homem baleado no bairro da Grotinha, em Jacobina


Moradores relataram terem ouvido vários disparos de arma de fogo no bairro da Grotinha, em Jacobina, no final da tarde deste domingo (01/03). Muitos relatos foram compartilhados em grupos do aplicativo WhatsApp, inclusive com áudio de moradores contando que pelo menos sete disparos puderam ser ouvidos.

Algum tempo depois, um vídeo de um homem baleado foi compartilhado dizendo que se tratava da suposta vítima atingida no bairro Grotinha. Porém, as imagens mostram que não se trata de um crime ocorrido em Jacobina, visto que o cenário é completamente diferente do bairro em questão. No vídeo, o homem está caído e sangrando, enquanto pessoas o cercam dizendo: "Respire fundo, você vai ficar bem Cavanhaque (apelido da vítima), respire fundo".

Assim que as informações circularem nas redes sociais, a reportagem do Jacobina Notícias seguiu para o bairro Grotinha, para averiguar a veracidade do caso. No local onde moradores disseram ter escutado os disparos, não havia nenhuma pessoa baleada ou sendo socorrida. Duas viaturas da Polícia Militar já circulavam pelo bairro, buscando informações sobre a suposta tentativa de homicídio.

Ao Jacobina Notícias, alguns moradores confirmaram que de fato os disparos aconteceram, mas que o alvo dos atiradores não teria sido alvejado, fugindo pelo mato. Outros moradores, porém, negaram. O certo é que não há nenhuma pessoa caída no bairro vítima de disparos de arma de fogo. É, sim, fake news.

Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo
Fotos: Igor Fagner - Jacobina Notícias