Lançamento do Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina acontece no próximo sábado, 7

Viabilizado através de financiamento coletivo pela comunidade virtual Catarse, além do apoio de patrocinadores, o Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina, idealizado pela doutora em fitoquímica Sílvia Martins, será compartilhado com o grande público neste sábado, 7, às 19h, no espaço da Natursense, situado em Lençóis/BA.

"Escrito com muito carinho e dedicação", o Guia é um sonho de Sílvia, portuguesa que reside em Lençóis há quase dez anos. Ao longo desse período, ela "trilhou", literalmente, o caminho das plantas medicinais da região, a cada passeio com amigos e familiares. Por abrigar uma diversidade de animais e plantas, incluindo espécies nativas, a Chapada Diamantina inspirou Sílvia a reunir informações acerca da fauna e flora regionais. Através de fotografias e pesquisas científicas, ela identificou e registrou plantas com propriedades medicinais, dando forma à obra.

Sócia da empresa de saboaria e cosmética naturais Natursense, Sílvia almeja, com o material, conectar o conhecimento empírico/popular ao universo acadêmico, fundamentando o uso caseiro e potencial terapêutico das 40 espécies registradas, em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar.

"Com a venda da primeira remessa de guias impressos, pretendemos propagar saberes, começando pelos municípios da própria Chapada Diamantina, até outras regiões do país, em parceria com escolas, bibliotecas e demais instituições interessadas. Agradecemos a todos que colaboraram com este trabalho e tornaram possível a publicação do Guia. Muito obrigada!", comenta Sílvia.

A partir da data do lançamento, as recompensas começarão a ser distribuídas aos colaboradores do projeto na plataforma virtual. Como revisores técnicos do livro, estão o doutor Áureo Augusto, médico que atua no Vale do Capão, em Palmeiras/BA, e já foi considerado um dos melhores profissionais do país pelo Ministério da Saúde, e a doutora em ciências biológicas Juliana Gastaldello Rando.

Serviço

O que: Lançamento do Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina
Quando: 7 de março, às 19h
Onde: Rua São Benedito, nº 127, Lençóis/BA

Por Verusa Pinho