O uso de novas tecnologias está fazendo ainda mais parte da vida dos estudantes de Capim Grosso, neste período de suspensão das aulas, devido à prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19). No Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro e no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe III, são utilizadas salas virtuais, grupos de debate, relatos de experiências e listas de exercícios para a realização de atividades com os estudantes.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, Ana Carolina Novaes, destacou como as docentes estão desenvolvendo atividades que mobilizem os estudantes da unidade. "Graças às novas tecnologias de informação, alunos da sede e do anexo em Pedras Altas, pais, coordenação pedagógica, gestão e professores estão conectados. A experiência dos primeiros dias já revela uma movimentação pedagógica que começa a se aproximar das metodologias mais ativas e da construção coletiva da aprendizagem, em um processo em que os líderes e vice-líderes de classe também têm tido um papel fundamental", ressaltou.

Na unidade, os estudantes participam do Desafio de Leitura, por meio do qual os estudantes são estimulados a ler, no mínimo, 20 páginas por dia e fazer postagens no Instagram com a #EscolaFechadaLivroAberto. Além disso, um Plano de Estudo é enviado e, a cada dia, são disponibilizadas propostas de atividades de dois componentes curriculares, que são respondidas e registradas em forma de portfólio.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Carisa Ferreira, explicou a motivação de continuar os estudos, mesmo com a suspensão das aulas presenciais. "Esta iniciativa foi muito legal para que não ficássemos parados, nesta quarentena. Nós, líderes de classe, recebemos os materiais e distribuímos nos grupos de WhatsApp. Podemos falar com os professores que disponibilizaram os números de celular para que possamos tirar as nossas dúvidas, o que é muito interessante", disse.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Vanessa Matos, também falou sobre este momento.  "Por mais difícil que seja, e não se compara o estudo on-line às aulas em sala, essas atividades durante a quarentena ajudam os alunos na continuidade dos estudos, para que não se prejudiquem devido ao fechamento das escolas", contou.

No CETEP da Bacia do Jacuípe III, os docentes encontraram também ferramentas do Google e WhatsApp uma maneira  de utilizar a tecnologia para se conectarem com os estudantes, durante a quarentena. "Criamos turmas no Google Sala de Aula (Classroom) onde postamos, semanalmente, conteúdos e atividades das diversas disciplinas. Mantemos a interação com os líderes através do grupo de WhatsApp e, diariamente, através da nossa página do Instagram, além do envio de cards com orientações", relatou a diretora Nayara César.

Suspensão das aulas

Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A  redefinição do calendário escolar  está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.

Ascom Secretaria da Educação da Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem