No dia em que o comércio reabriu totalmente depois de 26 dias de medidas restritivas e suspensão de atividades, Jacobina registrou aglomerações de pessoas e filas imensas nas calçadas. Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), imagens de pessoas muito próximas chamou a atenção.

O distanciamento social e o uso de máscaras faciais são indicados por especialistas como sendo medidas importantes de prevenção ao coronavírus. E esses cuidados vêm sendo explicados exaustivamente por profissionais ligados à Saúde, em programas de TV, rádios e portais de notícias. Ainda assim, muitas pessoas ignoram as recomendações e se arriscam ficando muito próximas umas das outras.

"É preciso que as pessoas tenham consciência da gravidade da coisa, o vírus não é uma brincadeira, a doença mata, está matando milhares inclusive no Brasil. Já temos dezenas de mortes na Bahia, e o povo de Jacobina achando que isso não acontece aqui. Mesmo que a gente ainda não tenha casos, precisamos nos cuidar justamente para que isso não aconteça por aqui. Gente, pelo amor de Deus, tenham educação, fiquem longe umas das outras, e usem máscara", disse o autônomo Alecsando Silva dos Santos Matos ao Jacobina Notícias.

"Organização. Cadê os fiscais da prefeitura? Os funcionários da Caixa não conseguem conter o povo. É necessário a presença de guardas e fiscais", disse Marília Santos ao JN, acrescentando que "infelizmente por mais que as pessoas saibam do risco a preocupação no momento é o dinheiro" e que "falta sim uma atitude do nosso gestor".

Algumas das recomendações que constam no decreto assinado pelo prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro (DEM), são justamente o uso de máscara facial e o distanciamento entre as pessoas em filas e estabelecimentos comerciais. Confira a íntegra do decreto clicando aqui.

Abaixo, o vídeo gravado por um cidadão que mostra grande aglomeração em frente à agência da Caixa Econômica Federal, no centro de Jacobina.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem