Donos de pequenos negócios podem ter acesso gratuito às consultorias do Sebrae Presente com Você

O distanciamento social aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das medidas necessárias para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, exige dos empresários, sobretudo os donos de pequenos negócios, maior desenvoltura para lidar com a principal preocupação de muitos deles em um momento de crise: como manter a saúde da sua empresa.

Mesmo sendo empresária há 18 anos e ter passado por tantas adversidades, Ana Cláudia Matos admite: “Sempre tem um choque”. Ao ter que fechar a sua loja física Ana Cosméticos, localizada no município de Senhor do Bonfim, foi o momento de buscar alternativas para o que estava fora do planejamento.

Depois do susto, Ana conta que precisou botar a cabeça pra funcionar e buscar o que tinha guardado na mente e nos materiais dos cursos que já havia feito. Além de assistir à série de lives promovidas pelo Sebrae com especialistas em diversas áreas sobre o atual cenário, Ana já havia participado de outras capacitações oferecidas pela instituição, como Empretec, Liderar o Futuro e ALI – Agentes Locais de Inovação.

“O Liderar o Futuro, por trabalhar o equilíbrio emocional, foi muito importante para retomar a saúde financeira da empresa. O Sebrae funcionou como uma âncora”, relembra a empresária que começou a trabalhar a sua loja virtual após ter faturamento reduzido em 70%.

Hoje, Ana conseguiu estabilizar as vendas e manter a redução dos lucros esperados em apenas 30% com auxílio do delivery e da presença da sua empresa no e-commerce. “Uma loja precisa ter essa opção, mas também precisa se reinventar. Ter mais dinamismo nas ofertas, fazer promoção, ter cupom de desconto. As dicas de beleza ajudam muito porque as pessoas estão à procura”, aconselha.               

Durante a pandemia, o Sebrae tem intensificado as consultorias online para empreendedores que desejam remodelar seu negócio à esta nova realidade.  O combo de soluções do Sebrae Presente com Você, ofertado gratuitamente, oferece ao empreendedor ferramentas para auxiliar o negócio em momentos de crise. Os temas trabalhados são: Presença Digital, Presença Gerencial, Presença Logística e Presença Consciente.

“No caso da presença digital, os resultados são muito positivos por termos algumas empresas com mais maturidade e que em determinado momento já utilizaram o e-commerce, têm loja virtual, mas ainda não tinham incorporado na dinâmica diária de suas lojas. Agora, estão realmente pondo em prática alguns mecanismos que facilitam e têm alavancado a vendas de seus produtos”, avalia o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira.

As soluções podem ser consultadas no site do Sebrae Presente Com  Você. Outras informações sobre a atuação da entidade neste período podem ser obtidas também na Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Postagem Anterior Próxima Postagem