O prefeito de Jacobina, Luciano Antônio Pinheiro (DEM), autorizou a reabertura total das atividades econômicas no município a partir deste sábado (30). O decreto 189/2020, que reabre o comércio, foi publicado nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Município.

Conforme o decreto, o prefeito Luciano considerou os pedidos de vários "ramos de segmento comercial solicitando" a reabertura do comércio, e que "o crescimento de casos de Covid-19 encontra-se sob controle no município até o momento". Pinheiro considerou ainda "que o comércio local fechado não reduziu de forma drástica a movimentação populacional, principalmente no centro urbano".

Regras

Entretanto, para retomar as atividades, todos os estabelecimentos comerciais deverão seguir normas constantes no decreto, principalmente em relação ao distanciamento social, sendo proibido gerar aglomerações. 

Os comerciantes deverão adotar um sistema de controle de acesso, constando em um formulário os dados pessoais dos clientes que acessarem o estabelecimento – sob pena de sanções administrativas e penais, em caso de desrespeito desse controle –, disponibilizar álcool em gel, proibir o acesso de pessoas que não estejam usando máscara e, obrigatoriamente, disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os funcionários.

Continuam suspensas

As restrições permanecem apenas para a rede municipal de ensino, atividades de recreação de idosos, crianças, ou escolas da rede privada que sejam licenciadas pela prefeitura. O acesso aos pontos turísticos também continuam proibidos. Todos os detalhes podem ser lidos no Diário Oficial, acessando esse link.

Coronavírus

Jacobina registra 42 casos positivos do novo coronavírus, sendo que 09 estão curados. Uma pessoa morreu por conta da Covid-19, e 01 aguarda resultado de exame laboratorial.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem