A Prefeitura Municipal de Miguel Calmon desmentiu, na noite deste domingo (10), uma fake news que vem sendo disseminada na internet. A notícia falsa associa uma ação policial na cidade com o prefeito do município, José Ricardo Leal Requião (PT), conhecido por Caca.

O vídeo em que um policial militar entra em uma residência, onde há um homem, uma mulher e é possível ouvir uma criança, e danifica um aparelho de som, foi compartilhado associando a ação ao prefeito de Miguel Calmon. Um blog da região chegou a postar a notícia afirmando que a ação policial ocorreu após determinação do prefeito e que o motivo teria sido o não uso de máscaras e descumprimento do distanciamento social.

Um youtuber bolsonarista chegou a fazer um vídeo acusando o prefeito de Miguel Calmon de ter dado ordens aos policiais militares para dar "um corretivo" nas pessoas que descumpriam a quarentena, e chamou o caso de "ditadura". A informação foi desmentida pela prefeitura, em nota divulgada na noite deste domingo.

O caso

O Jacobina Notícias apurou que a ação ocorreu após várias denúncias de perturbação do sossego público no bairro Braço Mindinho. Os policiais teriam ido até o local e pediram que os moradores reduzissem o volume do som. Após serem atendidos, os policiais deixaram o local, porém novas denúncias surgiram e os PMs tiveram que retornar.

Na segunda abordagem, os policias teriam sido desrespeitados por um dos moradores que insistia em manter o som com volume alto, foi quando a ação teve início. No vídeo, é possível ver um dos policiais perde a paciência e danifica o som da residência, enquanto uma mulher faz a gravação e uma criança chora. A data em que a ação aconteceu não foi informada.

Confira abaixo a íntegra da nota da Prefeitura de Miguel Calmon.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON DESMENTE FAKE NEWS QUE RELACIONA AÇÃO POLICIAL AO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Uma notícia falsa (fake news) sobre uso de força policial para obrigar o cidadão a usar máscara dentro de sua residência, por ordem do Prefeito Municipal, está circulando nas redes sociais. Essa notícia diz que a mando do Prefeito a Polícia Militar está invadindo casas de quem está sem máscara, o que não corresponde à verdade.

O Município de Miguel Calmon busca conscientizar e orientar seus cidadãos para a utilização de máscara em vias públicas. Inexiste norma municipal que exija a utilização de máscara dentro das residências.

É público e notório que a própria Polícia Militar define quais são as suas formas de atuação, sem nenhuma ingerência do Executivo municipal. Frise -se, o vídeo mostra ação policial que não possui nenhuma relação com as medidas restritivas de combate à Covid-19, muito menos decorreu de ordem do Prefeito Municipal.

A notícia falsa espalhada nas redes sociais tem como objetivo confundir a população e atacar o Prefeito Municipal. Trata-se de uma ação criminosa para atingir também a luta do combate à Covid-19.

O Município de Miguel Calmon está adotando as medidas judiciais cabíveis para identificação dos envolvidos e apuração de responsabilidade cível e criminal.
Postagem Anterior Próxima Postagem