As contas nas redes sociais Twitter e Facebook de políticos, empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram suspensas nesta sexta-feira (24). A decisão, que é do mês de maio, mas que só foi cumprida agora, partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Nomes conhecidos como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), Sara Giromini, ativista conhecida como Sara Winter, o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, que são alvos de investigação no âmbito do inquérito das fake news, tiveram suas contas suspensas.

O inquérito investiga ameaças e disseminação de notícias falsas contra integrantes do STF nas redes sociais e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e a Corte.

Além dos apoiadores mais conhecidos, os perfis dos empresários Edgard Corona (da rede de academias Smart Fit) e Otavio Fakhoury também tiveram as contas suspensos.

O blogueiro Bernardo Küster, Edson Salomão (chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia, do PTB em SP), o militante do PSL Eduardo Fabris Portella, o youtuber Enzo Momenti, os monarquistas Marcelo Stachin e Rafael Moreno, Marcos Bellizia (porta-voz do movimento Nas Ruas), o empresário Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro (assessor de Douglas Garcia), o humorista Reynaldo "Rey" Bianchi e o youtuber Winston Rodrigues Lima, conhecido como comandante Winston também tiveram suas redes sociais tiradas do ar.


Ao BNews, a assessoria de imprensa do Twitter afirmou que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)". Já o Facebook, afirmou que "respeita o Judiciário e cumpre ordens legais válidas".

Foto: Agência Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem