A Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica tem realizado diversas ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya), entre elas a aplicação de inseticida com UBV Costal, em diversas ruas da cidade.

A atividade é desenvolvida em todas as áreas em que são registradas suspeitas de arboviroses. "Faz-se necessária a aplicação da UBV Costal nas regiões onde os pacientes surgem com sintomas sugestivos à arboviroses, mobilizando nossa equipe para, em um raio de 150 metros da sua residência, promover aplicação de inseticida" contou Pedro Gomes, coordenador da equipe da dengue no município.

O coordenador acrescentou ainda que a equipe é orientada a, antes de iniciar a aplicação do inseticida, informar aos moradores da área que deixem portas e janelas abertas e não fiquem expostos, assim como alimentos e animais. "Devido a pandemia, os agentes não estão podendo adentrar as residências, com exceção daquelas que possuem acesso lateral ao quintal, a equipe faz a batida de foco tratando todos os reservatórios e só depois a UBV Costal vem complementando" concluiu.

A secretaria ressalta que apenas essa atividade de aplicação de inseticida não evita que o mosquito se prolifere, é preciso haver um trabalho em conjunto com a comunidade, não deixando recipientes com água parada nos quintais e terrenos baldios. Os pacientes que apresentarem quaisquer sintomas sugestivos às arboviroses poderão buscar qualquer UBS - Unidade Básica de Saúde, mais próxima de sua residência, aonde será feita a notificação e avaliação profissional.

Ascom PMJ / Secretaria Municipal de Saúde




Postagem Anterior Próxima Postagem