Secretaria da Saúde reforça equipe do Call Center para melhorar o suporte aos pacientes com covid-19 em Jacobina

Confira os números para contato, caso precise de orientações, fazer denúncias ou relatar sintomas

A Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Saúde, pensando em potencializar a assistência aos pacientes diagnosticados com o coronavírus, reforçou a equipe de profissionais que estão diariamente em contato com os casos ativos. Um setor ligado diretamente às diretorias de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, e tem como responsabilidade monitorar os pacientes em isolamento residencial e cobrir a população de todas as orientações necessárias referente ao vírus.

A equipe multiprofissional do Call Center é composta por uma médica, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos e enfermeiros, todos prontos para assistir o paciente durante o tempo necessário. Esses profissionais são responsáveis, também, por orientar e monitorar pessoas que tiveram contato com pacientes testado positivos, reduzindo assim o número de contágios. Vale salientar também que todos os PSFs recebem uma lista contendo os pacientes daquele território de atuação, para que os profissionais daquela unidade também prestem atendimento aos moradores.

“Existia um problema de comunicação paciente / secretaria, e esse problema foi resolvido, com a chegada de mais profissionais para dar suporte às pessoas diagnosticadas com a covid-19. Hoje, além de termos mais pessoas trabalhando especificamente nesse setor, ainda temos também um número maior de linhas telefônicas, para sempre haver um profissional pronto para quando o paciente precisar” contou a secretária da Saúde, Adelzina Paiva.

"Essa nova estrutura do Call Center é necessária devido ao aumento da demanda, o que faz com que a Secretaria da Saúde reformule suas ações em todos os setores, de acordo com a realidade, para reforçar o combate à covid-19. Na saúde nada é estático, por isso estamos diariamente em reunião de comitês de estudo, reformulando essas estratégias" destacou a enfermeira Aline Cecília, diretora da Vigilância Epidemiológica

Os números disponíveis são: *(74) 9 9102-1727*, que funciona como ouvidoria, e pode ser acionado para, além de orientações e informações sobre testagens, também denúncias de pessoas que chegaram de outras cidades e pacientes positivos que não estão respeitando o isolamento residencial. Estão disponíveis ainda os números *(74) 9 9997-9129 / 9 8142-4313 / 9 8133-9153* que poderão ser acionados para orientações sobre o vírus, relatar sintomas, informações de como realizar o teste ou qualquer outra informação necessária, referente à pandemia.

Ascom PMJ / Secretaria Municipal da Saúde