Se você tem restrição para praticar atividade física por alguma razão médica, saiba que existem esportes que podem ser adequados ao seu caso. O ciclismo, por exemplo, é uma ótima opção àqueles que não podem sobrecarregar as articulações.

As pedaladas trazem benefícios à saúde, melhorando a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, previne a depressão, a ansiedade e evita doenças crônicas, como a obesidade. “Consequentemente vai ajudar no emagrecimento e não exerce impacto sobre as articulações (tornozelos, quadris e joelhos), facilitando pra quem tem problemas articulares”, explica a profissional de educação física do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Lidiane Gomes Tavares.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), para sermos considerados não-sedentários precisamos de 150 minutos de atividade física moderada por semana, de aproximadamente 30 minutos diários. “ Com a melhora do condicionamento físico, quem pedala terá mais disposição para as atividades diárias, fortalecimento muscular principalmente dos membros inferiores, por ser realizada ao ar livre serve para desestressar e colabora para um funcionamento cerebral: atenção, memória e percepção”, completa Lidiane.

A segurança está entre os principais cuidados para quem quer andar de bicicleta . As luvas e o capacete são indispensáveis para evitar lesões caso o praticante sofra alguma queda. E para quem pedala à noite, o uso de sinalizadores é muito importante para evitar acidentes.

Lidiane lembra também que a hidratação durante o percurso é fundamental. Mais da metade do peso do corpo humano é constituído por água, indispensável para o funcionamento de todas as células do organismo. Para não desidratar , leve sempre uma garrafinha com você.

Atualmente é comum vermos nas ruas adultos andando de bicicleta, porém para a profissional de educação física do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Lidiane Gomes Tavares, não se trata de modismo e sim mostra a consciência das pessoas em como uma atividade física pode trazer benefícios à rotina. “ A cada dia as pessoas têm sentido mais e mais a necessidade de praticarem algum tipo de exercício como forma de relaxar por causa da rotina estressante do dia-a-dia. O ciclismo é uma atividade que é realizada ao ar livre proporcionando a sensação de liberdade onde podemos observar situações corriqueiras que dentro de um carro não são vistas. Pedalar também contribui para o meio ambiente. Muitas pessoas vão trabalhar de bicicleta ”, reforça.

O publicitário Hunald Vale, 33 anos, pode ser visto frequentemente indo a padaria ou a academia de bicicleta. Ele começou a pedalar quando era adolescente. Hunald acredita que a atividade é o casamento perfeito de uma pratica saudável e o contato com a natureza: “Eu gosto da bicicleta pelo próprio exercício mesmo, mas gosto da ideia de passear com a possibilidade de olhar o céu, contemplar mesmo. É como gosto de praticar esportes: uso para coisas pequenas do dia a dia. A bike me proporciona um passeio é um exercício ao mesmo tempo”.

Blog da Saúde / Ministério da Saúde
Postagem Anterior Próxima Postagem