O prefeito e vice de Ibipeba, no Centro Norte baiano, Demóstenes de Souza Barreto Filho e Otaniel Pereira da Cruz, tiveram os mandatos cassados pela prática do chamado “caixa dois”, entre outras irregularidades em gastos da campanha de 2016, quando venceram as eleições. Em decisão desta terça-feira (8), a 176ª Zona Eleitoral, com sede em Barra do Mendes, na mesma região, acolheu ação do diretório municipal do PP [Partido Progressista]. 

Na sentença, a juíza Juliana de Castro Madeira Campos tornou Demóstenes e Tany, como são conhecidos, inelegíveis pelo período de oito anos, contados a partir de 2016.

Segundo a decisão, o prefeito e o vice foram beneficiados pela captação e gasto ilícito de recursos. Em um trecho da sentença, a juíza declara que a arrecadação ilícita, o gasto ilícito e a omissão de gastos e receitas evidenciam a tentativa de embaraçar e evitar a fiscalização pela Justiça Eleitoral, ferindo, assim, a lisura e a higidez da campanha eleitoral de 2016 devendo ser aplicadas as sanções severas de cassação dos mandatos previstas na legislação eleitoral”.

Por Bruno Luiz / Francis Juliano
Postagem Anterior Próxima Postagem