Jacobina avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019. Os dados foram divulgados recentemente pelo Ministério da Educação. Em 2019 (cuja média do município foi 4.1), houve um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com a edição de 2017, que teve média de 3.7, demonstrando uma constante evolução na série histórica que começou a ser aferida em 2005.

O IDEB é uma média atribuída às escolas e às redes de ensino de todo o país, a partir da realização de uma prova escrita e de um questionário socioeconômico respondido pelos alunos do 5º e do 9º anos do ensino fundamental.

Mesmo tendo assumido o comado da Educação Municipal somente no final de maio de 2019, o secretário Roberval Henrique Ferreira admite a responsabilidade da necessidade de melhorias em algumas unidades que ainda não alcançaram a média, mesmo reconhecendo que essas unidades estão em franco processo de crescimento.

O IDEB é composto por uma conjunção de fatores que perpassam pelas aprendizagens dos alunos, pelos índices de aprovação, reprovação e evasão das escolas, bem como pelo cruzamento dos dados que os alunos informam no questionário socioeconômico.
“Queria agradecer a todos porque tivemos um aumento substancial das notas do Ideb. Temos que parabenizar quem se saiu bem e dar a mão para quem está com dificuldade. Apesar do momento desfavorável, com a pandemia do coronavírus, estamos indo às escolas, ouvindo e vendo o que se passa em cada unidade, não se limitando a ficar sentado no Gabinete da Secretaria!”, declara Roberval Henrique, que também foi secretário de Educação nas duas gestões do prefeito Leopoldo Passos, quando a evasão escolar no município de Jacobina caiu de 36% para 9,2, reduzindo para 1,4% na primeira série. Veja matéria aqui.

Fonte: Jacobina 24h
Postagem Anterior Próxima Postagem