O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou a soltura dos hackers Walter Delgatti Netto e Thiago Eliezer. Eles são acusados de invadir celulares de autoridades, como o do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.


Eis a íntegra (46 kb) da decisão.


No despacho, o magistrado diz que manter a prisão preventiva dos 2 durante as apurações culminaria num “inevitável excesso de prazo”. Delgatti Netto e Elizer foram presos em julho de 2019.


“Entendo que objetivamente há excesso de prazo na increpação dos custodiados sem que tenha havido o desenvolvimento da relação processual. Além disto, sequer houve oferta de denúncia em relação ao outro inquérito pelo qual constam como investigados”, escreveu o juiz na decisão.


O magistrado, no entanto, ordenou que os suspeitos sejam soltos com algumas condições, dentre as quais:


1. monitoramento eletrônico;

2. proibição de manter contato com quaisquer dos demais réus;

3. proibição de contatar testemunhas e outras pessoas que tenham participação nos fatos apurados;

4. proibição absoluta de acessar endereços eletrônicos pela internet –inclusive com a utilização de smartphones–, redes sociais, aplicativos de mensagens tipo WhatsApp ou outro, exceto para videoconferências e compromissos com a Justiça, o que será fiscalizado pela Polícia Federal.


A decisão é baseada em Habeas Corpus concedido pela 4ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O colegiado anulou todas as audiências do caso, desde o início. Anteriormente, em decisão liminar no mesmo HC, o juiz Pablo Zuniga Dourado havia suspendido a tramitação para permitir à defesa acesso às provas.


Ao portal G1, o advogado de Walter Delgatti Neto disse que ele não deve deixar a prisão porque cumpre pena em duas condenações.


Poder360

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem