Desinformação, má interpretação de fatos e generalização de um caso isolado acabam por fazer com que falsas crenças se tornem verdade. Os estigmas que cercam algumas doenças devem ser desmitificados. Assim o Instituto Oncoguia selecionou algumas dúvidas comuns sobre a saúde masculina. Veja a seguir:

O câncer de próstata sempre provoca sintomas

Mito. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, a importância dos exames preventivos. Quando o tumor está localizado somente na próstata, o paciente não sente nada. Os sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado, comprometendo outros órgãos, por exemplo, ossos ou pulmão, ou sintomas locais, como sangramento pela uretra.

A única doença na próstata é o câncer

Mito. O câncer é a doença mais frequente na próstata, mas não é a única. Temos outras doenças também, tais como: Prostatite que é a inflamação da próstata e tem como sintomas: febre, ardência e maior frequência urinária. O tratamento é clínico e à base de antibióticos.

A hiperplasia benigna da próstata provoca câncer

Mito. A Hiperplasia é o crescimento benigno da próstata e ocorre em cerca de 70% dos homens com 60 anos ou mais e em 30% deles exige tratamento com medicamentos ou mesmo cirurgia. Dentre os sintomas da hiperplasia benigna de próstata estão: jato fino e fraco ao urinar, aumento da frequência e da urgência urinária e até mesmo a retenção da urina. Outras complicações podem ser observadas como cálculos na bexiga, infecções urinárias e perda de sangue pela urina. Enquanto não ocorrerem complicações a doença pode ser tratada com medicamentos que relaxam a próstata e facilitam a micção (ato de urinar). Outros tratamentos podem diminuir o tamanho da próstata. Nos casos em que não respondem ao tratamento clínico ou que evoluem com complicações poderá haver necessidade de cirurgia aberta ou por via endoscópica.

Apenas o exame de PSA é necessário para verificar se há algum problema na próstata

Mito. De cada 10 cânceres de próstata, 4 têm valores de PSA considerados normais. Portanto, a dosagem de PSA no sangue não é definitiva para o diagnóstico do câncer sendo que o exame de toque retal é imprescindível.

O câncer de testículo só dá em homens mais velhos

Mito. O câncer de testículo atinge principalmente homens em idade reprodutiva (jovens e adultos entre 15 e 50 anos). Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos. Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. Quando comparado com outros cânceres que se apresentam no homem, como o de próstata o de testículo apresenta baixo índice de mortalidade. O fato de ter maior incidência em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance de ser mascarado ou confundido com inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente contraídas por transmissão sexual.

Todos os homens podem ter disfunção erétil

Relativo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 50% dos homens adultos com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às suas ereções. Estima-se também que 50% a 70% dos casos de impotência ocorrem devido a fatores psicogênicos.

Um dos principais fatores de risco para o câncer de pênis é a prática sexual com diferentes parceiras sem o uso de camisinha

Verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, pois ela diminui a chance de transmissão de DSTs, como o vírus HPV (papiloma vírus humano), por exemplo. Alguns estudos científicos sugerem a associação entre infecção pelo HPV e câncer de pênis. Para prevenir o câncer de pênis é necessária a limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e masturbação. É fundamental ensinar aos meninos desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias. A cirurgia de fimose também ajuda na prevenção. A circuncisão é normalmente realizada na infância. Tanto o homem circuncidado como o não circuncidado reduzem as chances de desenvolver este tipo de câncer com bons hábitos de higiene.

Oncoguia
Postagem Anterior Próxima Postagem