Ação conta com a construção de auditório, refeitório e dois vestiários, os dois últimos para uso prioritário dos servidores


Jacobina – Depois de uma reforma com destaque para a fachada e resgate histórico - aplicação de alumínio carbonado nos pilares frontais, iluminação cênica, acabamentos e pisos - o prédio da Câmara de Vereadores de Jacobina passa por ampliação. A ação, em andamento, conta com a construção de auditório, refeitório e dois vestiários, os dois últimos para uso prioritário dos servidores do Poder Legislativo municipal.

O auditório com capacidade para 70 pessoas terá acessibilidade, climatização, sonorização e equipamentos necessários à realização de reuniões de comissões, de conselhos municipais, de associações comunitárias, audiências públicas, convenções e correlatos. O objetivo é atender os munícipes, melhorar a condição do exercício do mandato dos vereadores e, também, as condições de trabalho dos servidores. 

O projeto também contempla a construção de um refeitório. “Esse era um grande sonho dos colaboradores desta Casa. Trabalhamos em sistema de turnão e em períodos específicos do mês, para atender determinadas demandas, fazendo mais de uma refeição por aqui. O refeitório trará qualidade para tão importante momento como é o ato de se alimentar”, ressaltou Maricelma Lopes da Silva, servidora do Legislativo Municipal.

Além dos servidores que trabalham em turnão, mais de 1/3 dos vereadores reside no interior do município. Especialmente em dias de sessões legislativas e reuniões de comissões os edis chegam cedo ao Legislativo e, com a construção do refeitório, deixarão de praticar as refeições na cantina ou gabinetes.

Demanda antiga, os vestiários trarão mais conforto aos servidores e vereadores. “Depois de um dia de agenda intensa na cidade, muitos dos nossos colegas vereadores voltam às suas residências no interior do município para o asseio e retornam à cidade para as sessões legislativas. Breve eles terão, dentro das instalações da câmara, um local adequado para o alinho sem a necessidade de pegar estrada”, pontuou Juliano Cruz, presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina.



Mais ações 

Recentemente a Câmara de Vereadores de Jacobina devolveu ao Executivo Municipal R$ 300.000,00 referente ao duodécimo de 2020. Em menos de um ano, essa é a terceira vez que o Legislativo Municipal devolve parte do seu duodécimo à Prefeitura, somando R$ 1.063.042,31 (Um milhão e sessenta e três mil, quarenta e dois reais e trinta e um centavos).

Ainda durante a gestão da atual mesa diretora foram adquiridos dois veículos novos, equipamentos de informática e a reforma do Legislativo. Neste período houve, ainda, o reajuste salarial para os servidores efetivos, diminuindo defasagem salarial.

Todas essas ações são fruto da economia do duodécimo, ou seja, com recursos próprios do Legislativo Municipal. Os duodécimos são frações proporcionais e constantes repassadas mensalmente ao Legislativo pelo Executivo, para custeios, pagamentos de salários, investimentos, dentre outros. Vale ressaltar que a Câmara tem autonomia para gastar 100% do duodécimo, caso julgue necessário.



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem