Secretaria de Saúde de Jacobina recebe cinco respiradores da Faculdade AGES de Medicina

A Faculdade AGES de Medicina irá realizar, no dia 18, próxima sexta-feira, às 11h, a entrega de cinco respiradores à Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina, equipamentos importantes no atual cenário de pandemia de Covid-19, pois são fundamentais para o tratamento dos casos graves da doença. Além disso, serão repassados nove condicionadores de ar Split para equipar  hospitais do município e duas autoclaves hospitalares. 

O repasse é feito através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), e o total de recursos já destinados pela Ages para o município ultrapassa R$ 3 milhões em obras e equipamentos de saúde.  Já foram entregues materiais como desfibriladores, camas hospitalares, mesas cirúrgicas e lavadoras hospitalares para desinfecção de instrumentos cirúrgicos. 

“A existência do Coapes e dos repasses que a instituição faz ao município são importantes em dois sentidos: primeiro porque impacta positivamente no desenvolvimento do serviço de saúde da cidade e segundo porque estrutura espaços que serão importantes para as práticas dos nossos alunos, como hospitais e unidades de saúde. Ou seja, fortalece ao curso de medicina e a cidade de Jacobina, que passam a se desenvolver juntos”, pontua Elaine Rodrigues Ferreira Lima, diretora de Campus da Faculdade AGES de Medicina

O contrato que prevê o repasse de 5% da receita da faculdade foi assinado em 2017. Nele está previsto a oferta da rede municipal de saúde como campo de prática para estudantes de graduação ou residência, com o objetivo de qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.

Como parte dos repasses, a AGES também vem realizando obras em Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família de Jacobina. Serão entregues ao município as obras das unidades de Catuaba, Novo Amanhecer, Félix Tomaz, Junco, Pau Ferro e de Novo Paraíso.