Os brasileiros estão mais preocupados com o uso de recursos naturais e o papel das indústrias de bens de consumo massivo. De acordo com a segunda edição do estudo Who Cares, Who Does? da Kantar, que busca entender o perfil dos consumidores em relação com o meio ambiente, os brasileiros aumentaram sua preocupação com o desmatamento (10% a mais do que em 2019) e com o desperdício de água (9%).


Já na América Latina como um todo, a água ficou como principal preocupação, seguida pela mudança climática. O desmatamento veio em terceiro lugar, praticamente empatado com contaminação do ar.


O papel das empresas de bens de consumo massivo foi destaque da pesquisa. Quase todos os entrevistados assinalaram a influência dessa indústria na área ambiental. “Ainda que o reconhecimento dela como agente de mudança seja unanimidade globalmente, é ainda mais forte entre os consumidores latino-americanos”, explica Kesley Gomes, Diretora Latam de LinkQ da Kantar.


“Para 21% desses consumidores, as empresas têm um papel relevante no cuidado com a água ao evitar o desperdício, a escassez ou a contaminação durante a fabricação de seus produtos. Eles querem indústrias responsáveis e 48% acreditam que a primeira ação a ser tomada por elas é explicar e educar a população quanto ao uso adequado da substância”, completa Kesley. O desenvolvimento e a inovação também são importantes. Um exemplo são produtos fáceis de enxaguar ou concentrados que demandem menos água.


“O consumidor está cada vez mais responsável. Porém, enquanto os hábitos já estão arraigados, ainda existe muita oportunidade no que se refere ao uso de produtos”, finaliza a executiva.


Pouco interesse pelo meio ambiente

O estudo Who Cares, Who Does? dividiu os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente. E por mais que o consumidor esteja se tornando mais responsável, 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura. Eles integram um grupo chamado "EcoDismissers". O percentual é o mesmo de 2019.


Já os EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental, cresceram 1 ponto percentual, passando para 24% em 2020, enquanto os EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente, subiram de 6% para 8%.


Na América Latina como um todo, o número de EcoDismissers caiu de 63% para 47%, o de EcoConsiderers passou de 26% para 36% e o de EcoActives de 12% para 18%.


O estudo contou com a participação de 80 mil consumidores de 19 países, localizados na Europa, América Latina, Estados Unidos e Ásia.


Administradores.com

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem