A vazão da barragem de Sobradinho, cidade que fica no norte da Bahia, foi reduzida desde a última quarta-feira (21). De acordo com dados que constam no site da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela manutenção e operação do reservatório, a vazão passou a ser de cerca de 800 metros cúbicos por segundo.

Sobradinho chegou a atingir 90% da capacidade máxima em 2020, o que não ocorria há dez anos. No entanto, atualmente, está com 60% do nível máximo.

Entre 18 e 20 de outubro, a vazão da barragem oscilou entre 1708 m3/s e 1344 m3/s. A diminuição da vazão foi indicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo da iniciativa é poupar a água do reservatório.

O Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho informou que a medida ainda não afetou os produtores que captam água do Velho Chico, mas a preocupação é grande, já que há sinais de estiagem na região e a lembrança de severos períodos de seca, como o enfrentado entre 2014 e 2016, quando o volume útil da barragem caiu para 12%.

Segundo a Chesf, Sobradinho é o maior reservatório do Nordeste e exerce uma importante função de regularização do Rio São Francisco, reduzindo os efeitos da estiagem e de grandes cheias, além de ser responsável por cerca de 60% da água destinada à produção de energia da região.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem