O perfil dos infectados pela doença causada pelo novo coronavírus está mudando na Bahia. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, os números de casos da covid-19 passaram apresentar avanço significativo entre crianças e os jovens. A declaração foi feita durante o papo correria desta terça-feira (20), nas redes sociais do governador Rui Costa.

Para Vilas-Boas, uma das explicações seria a forma como a população passou a conviver com a doença, descuidando-se um pouco das recomendações dos especialistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Isso está muito associado ao que a gente está vendo de festas à noite, frequência [de visitas] à praias e bares. Isso está mudando o perfil de quem está sendo acometido. Esse jovens vão levar a doença para suas casas onde irão contaminar seus idosos, pais, avós, tios e seus filhos”, disse o secretário, que alertou ainda para o crescimento do número de crianças acometidas por uma síndrome inflamatória grave.

“Estamos vendo surgir nas crianças, que antes não eram muito acometidas ou eram assintomáticas, casos de uma síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica grave, com acometimento do coração e dos outros órgãos. A pandemia não acabou. Existe transmissão ainda e não temos a vacina em curto prazo. As medidas corretas de prevenção devem ser mantidas”, alertou Vilas-Boas.

Casos na Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.762 casos de covid-19 e 1.605 curados. Dos 337.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 323.782 já são considerados curados e 6.849 encontram-se ativos. 78.004 estão em investigação.

O boletim epidemiológico de ontem contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total de óbitos por covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.363, representando uma letalidade de 2,18%.

Pretonobranco

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem