O governo da  Bahia estima que seja decretada a extinção dos incêndios que vêm sendo combatidos desde a última semana, na região da Chapada Diamantina, até esta quarta-feira (14).


A previsão se dá porque é na quarta que se encerra o prazo de 72 horas estabelecido em protocolos da corporação. Para isto acontecer, a situação precisa permanecer sem alteração. Isto é, as chamas devem continuar permanecendo controladas, cenário identificado desde o último domingo (11).


Por conta desta conjuntura, foram liberadas as brigadas voluntárias e oito bombeiros militares, como explica o comandante da operação, capitão bombeiro militar Murilo Rocha. “É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros continua em Mucugê. A desmobilização parcial foi iniciada porque neste momento o incêndio está controlado. Agora estamos avaliando o cenário e a complexidade da situação e eventual possibilidade de uma nova redução da equipe”, declarou.


De acordo com Rocha, as brigadas voluntárias que foram liberadas para o descanso continuam de sobreaviso. Dois aviões air tractor utilizados no combate às chamas foram retirados de operação. Outros quatro aviões do modelo e contratados pelo governo do estado continuam à disposição para eventuais novas operações. As brigadas institucionais do ICMBio, PrevFogo e Corpo de Bombeiros , com cerca de 30 homens, permanecem realizando a vigilância e monitoramento de toda a região. 


Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem