Um incêndio atingiu nesta terça-feira (27) o Hospital Federal de Bonsucesso, uma das principais unidades de saúde da zona norte do Rio. Uma interna de 42 anos, em situação considerada gravíssima com Covid, morreu enquanto era transferida para outra unidade de saúde. 

Cerca de 200 pacientes foram retirados às pressas pelos funcionários para áreas seguras do hospital. Várias guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas pouco antes das 10h da manhã.

90 bombeiros de diversas unidades atuaram para conter as chamas que, segundo a corporação, começaram no almoxarifado do Prédio 1 do complexo hospitalar. Foram mais de 4 horas até o fogo ser controlado, mas ainda assim muita fumaça era vista no local ao longo da tarde.

O risco de um incêndio no Hospital de Bonsucesso, que poderia causar uma tragédia, foi alertado no ano passado. Desde dezembro havia um relatório sobre as condições de risco da unidade. A Defensoria Pública da União alertou para esse risco. Na ocasião, a Defensoria relatou, entre outros problemas, falta de estrutura no sistema elétrico do hospital.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Alexandre Tales, falou sobre a falta de manutenção.

As cenas de pânico fizeram relembrar outro incêndio. Em 12 de setembro do ano passado, o Hospital Badin, na Tijuca, Zona Norte carioca, pegou fogo. Mais de 100 pacientes estavam internados na unidade. 23 morreram  após serem transferidos para outros hospitais.

Agência Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem