Uma mensagem circula em aplicativos de mensagens orientando o cadastro em um programa do governo federal para voto por meio do celular. É #FAKE.

O programa não existe, a mensagem é falsa e a recomendação é não clicar no link disponível para o suposto cadastro.

O texto afirma que o programa "Vote em Casa" foi criado para "evitar aglomerações no dia das eleições" e que, ao se cadastrar, o eleitor pode "votar através do telefone celular". "O voto online substitui o voto presencial" e "você pode votar de casa, da praia ou de qualquer outro lugar", diz o texto. Nada disso é real.

A mensagem ainda tenta se utilizar da imagem de um aplicativo oficial do Tribunal Superior Eleitoral, o E-título, para enganar o leitor. O link que aparece na mensagem direciona para uma página indisponível no momento.

"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial", esclarece o TSE, em nota. O tribunal ainda relembra que estas mensagens são comuns, principalmente em anos eleitorais, e que muitas vezes os links são utilizados para obtenção de informações pessoais e realização de golpes.

Outras mensagens falsas semelhantes têm circulado nos últimos dias e já foram verificadas pelo Fato ou Fake, como a que intima eleitores para um teste fictício de um sistema de voto pela internet.

G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem