Em nota oficial, a Fifa informou que pediu para empresas de tecnologia maneiras de melhorar o visual das linhas de impedimentos do VAR. A ideia da entidade é ajudar os árbitros assistentes de vídeo nas tomadas de decisão.

A Fifa também revelou que discute o desenvolvimento do conceito "VAR light”, que visa criar uma tecnologia mais acessível, com custos mais baixos e que possa ser implementada em todos os níveis do jogo (divisões de acesso, categorias de base, etc).

Com o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, o sistema atual do VAR vem sendo criticado após várias polêmicas em jogos da Premier League, Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e também no Brasileirão.

Em uma tentativa de melhorar o sistema, a Fifa disse que as empresas receberiam “conjuntos de dados anônimos” de decisões de impedimento com base nos quais deveriam apresentar possíveis soluções.

A entidade máxima do futebol mundial também informou que três fornecedores de tecnologia manifestaram interesse em desenvolver tecnologia semiautomática para melhorar o processo de revisão de incidentes de impedimento.

“O objetivo desta fase de desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos dos sistemas com base em uma coleção de conjuntos de dados de centenas de incidentes de impedimento diferentes”, diz trecho da nota da Fifa.

Globo Esporte

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem