A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu a doação de 20 novos respiradores da Companhia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neoenergia. A entrega foi feita na tarde desta quarta-feira (4), no Centro de Tratamento da Covid-19 montado no Hospital Espanhol, em Salvador, que será equipado com os aparelhos.

O diretor-geral de Gestão das Unidades Próprias da Sesab, Igor Lobão, destaca a importância da chegada desses equipamentos. “Está havendo a retomada das atividades econômicas e ainda estamos em período eleitoral. Esses dispositivos chegam para reforçar a assistência de terapia intensiva no Hospital Espanhol e poderão ser decisivos caso o comportamento epidemiológico da doença evolua nesses próximos dias”, afirma.

Dotado de 160 leitos, sendo 80 de Terapia Intensiva (UTI), o Espanhol fica com um parque tecnológico ainda mais completo, de acordo com o diretor médico do centro de tratamento, o infectologista Roberto Badaró. “Com a doação desses aparelhos, a Bahia sai na dianteira, mais uma vez, e fica melhor preparada para o caso de haver uma mudança no quadro e os casos voltarem a subir. São respiradores que vão reequipar o Espanhol, garantindo capacidade plena para a unidade”, explica.

A superintendente de Relacionamento com o Cliente da Coelba, Cynira Malveira, ressalta que “embora a iniciativa tenha sido motivada pela pandemia, a doação irá beneficiar a estrutura de saúde pública como um todo, já que a ideia é que esses modernos respiradores possam ser utilizados tanto no atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus como também de outras enfermidades que exigem o uso desse tipo de equipamento”.

Estrutura

Para a diretora-geral da unidade hospitalar, Thayse Barreto, a doação “deixa claro para a população que a pandemia não acabou e que devemos manter o cuidado e a prevenção, mas que o hospital está preparado para enfrentar um possível aumento de casos com a mesma dignidade de sempre”.

Em funcionamento desde abril, o centro montado no Hospital Espanhol também possui salas de cirurgia, emergência, refeitório e túnel de desinfecção. Na última semana, o local foi anunciado como um dos lugares avaliados para a criação do Hospital do Planserv, que terá viabilidade estudada por meio de edital lançado pelo Estado.

Sesab

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem