Por Robson Guedes - Recheada de histórias sobre a política jacobinense, feitos que marcaram época, análises de administrações passadas e do presente, mas também com desabafos, polêmicas e ataques indignados que certamente causam um rompimento com o atual prefeito de Jacobina. Foi assim a entrevista do ex-prefeito Leopoldo Moraes Passos ao âncora José Carlos Benigno, no programa Blitz Total 3ª Edição, da rádio Jacobina FM.

Há 16 anos, o médico Leopoldo Passos se preparava para deixar a prefeitura de Jacobina após ter conseguido se reeleger e não vencer o pleito pela sua sucessão.  Desde então, nenhum prefeito foi reeleito no município. Quatro anos mais tarde, sua esposa, a assistente social Valdice Castro, vencia a disputa contra Rui Macedo. Mesmo não tendo conseguido se reeleger e sem Leopoldo participar das disputas, ambos sempre foram respeitados até mesmo pelos adversários, pela força e influência política que têm no município. 

Em meio às discussões políticas que acontecem pela cidade, atribui-se à Leopoldo Passos o principal motivo da vitória de Luciano Pinheiro nas eleições de 2016. O atual prefeito de Jacobina, mesmo com a renovação desse apoio nas últimas eleições, perdeu a disputa para o vereador Tiago Dias. Alguns acreditam que a escolha da vice-prefeita, indicada por Leopoldo, pode ter enfraquecido o atual gestor. No entanto, muitos citam que as ações de Luciano aliadas à fragilidade de sua equipe de governo foram as principais causas do infortúnio. O certo é que, para conseguir o apoio de Leopoldo Passos, Pinheiro teve que "suar a camisa", em idas e vindas em busca do diálogo, até que a aliança mais uma vez foi formada.

Hoje, durante a entrevista à Benigno, as duras palavras de Leopoldo contra as últimas ações de Luciano como prefeito de Jacobina, chocaram os ouvintes e a política local. Leopoldo lembrou, inclusive, da forma desrespeitosa com que Luciano exonerou vários de seus cargos comissionados, pessoas que o apoiavam, sem nenhum aviso prévio, sem justificativa ou motivos aparentes. 

O ex-prefeito contou que Luciano simplesmente exonerava as pessoas ainda trabalhando, e elas ficavam perplexas ao saberem pelo Diário Oficial que haviam sido demitidas. Isso teria acontecido com cargos de todos os níveis, desde assessores técnicos, coordenadores a até secretários.

Não posso, não tenho condições de participar de uma campanha de Luciano para prefeito de Jacobina. Não mais – disse Leopoldo

Ao ser questionado por José Carlos Benigno quanto às construções de barracas em cima das praças Rio Branco e Dois de Julho – o que vem gerando indignação na sociedade – Leopoldo sequer hesitou antes de classificar de "escárnio", "imoralidade", "afronta", "monstrengos" e "falta de respeito".

"As barracas na Praça Rio Branco, isso é um escárnio para com a sociedade de Jacobina. É um escárnio para a história de Jacobina. É uma afronta...a praça, é claro, mudou a estrutura da praça, se adequando às necessidades,  ao tempo, e hoje ele vem criando esses monstrengos aí. Não teve a inteligência, não teve o trabalho, não teve o interesse de achar uma solução...falta de tudo isso, falta de respeito. Criar um problema para o futuro prefeito, que será empossado dentro de poucos dias. Ele sabe que foi de propósito, se foi é pior ainda, e aparenta ser", disse.

"Tomou atitudes das barracas, tomou atitudes de leiloar carros, parece que quatro ou seis carros da Guarda, e depois, com a desfaçatez, transforma o carro do Gabinete em carro da Guarda Municipal. No mínimo, no mínimo, hipocrisia. Vender quatro ou seis carros, e depois doa do Gabinete, criando um problema para o próximo prefeito, ele vai se locomover com quê?", questionou Leopoldo.

Assista a íntegra da entrevista:

Jacobina Notícias - Tudo sobre Jacobina e região

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem