Por Robson Guedes - A procura pelo teste que detecta a Covid-19 aumentou drasticamente na Semusa – posto de saúde do bairro da Caeira, em Jacobina, que teve parte do espaço físico transformado em ponto de testagem. O número de pessoas com sintomas da doença, que buscam a unidade de saúde para realizar o teste, mais que triplicou em um mês.

Conforme apurou o Jacobina Notícia com uma profissional de saúde na unidade, antes do período eleitoral, o atendimento ao público ocorria tranquilamente, sem gerar nenhum tipo de transtorno, e as pessoas que buscavam o posto eram atendidas. Todos passavam pela triagem, consulta médica e, de acordo com o número de dias com os sintomas, realizava a coleta da amostra via swab na hora ou agendava para outro dia, conforme opção médica. Menos de 30 pessoas buscavam atendimento diariamente.

Um mês depois do fim das eleições, a realidade é completamente diferente. Todos o dias, mais de 100 pessoas com sintomas da Covid-19 buscam atendimento, sendo que a capacidade de coleta diária é para atender 25 pessoas. "Mesmo assim, com esse alto número de pessoas buscando atendimento, os que não conseguem testar no dia são agendados. No outro dia, a mesma quantidade de pessoas vem na Semusa, e tá assim há vários dias, todos os dias", contou a profissional ao Jacobina Notícias, reforçando que há apenas um médico para a demanda.

Pontos de coleta

Além da unidade no bairro da Caeira, os testes para detecção da Covid-19 são realizados na Clínica de Especialidades Médicas Dr. Carlito Daltro, na Rua Edgar Pereira, Centro (por encaminhamento médico), e no Hospital Regional Vicentina Goulart – que se tornou Centro de Referência no tratamento da doença – localizado na Rua Alberto Torres, no bairro Estação. 

As amostram são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, onde o exame RT-PCR é realizado. O resultado retorna para Jacobina e fica disponível para o paciente no posto de saúde do bairro onde mora. 

O cidadão pode consultar o resultado do exame ligando para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3621-2217, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A diretoria da Vigilância pede a compreensão da população caso haja algum transtorno, pois alguns funcionários estão afastados porque também foram infectados.

Fonte: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem