Por Robson Guedes - Um deslisamento em um área da segunda barragem de rejeito da mineradora Yamana Gold, em Jacobina, deixou moradores da cidade assustados nesta quarta-feira, 2. (veja aqui) O incidente gerou várias especulações e medo na população.

O Jacobina Notícias falou com o ambientalista Almacks Luiz sobre o caso. Sempre cauteloso, ele disse que aparentemente não comprometia a estrutura da barragem. "O rompimento aconteceu na área que se chama de poupa ou praia. Aparentemente, não é algo que venha a comprometer a segurança da barragem, pois parece não ter afetado o talude, popularmente chamado de paredão, mas é preciso uma análise", disse Almacks.

Em nota, a Jacobina Mineração e Comércio (JMC), subsidiária da Yamana Gold, negou ter havido um rompimento e disse ser um "deslizamento de material na área de estoque da barragem". 

Confira a nota

A Jacobina Mineração informa que hoje, por volta das 14h, foi registrado um deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa. Essa área é um local de apoio onde fica armazenado o material sólido inerte que é utilizado durante as obras de alteamento da barragem.

O material escorreu da pilha de estoque, empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local. Não havia pessoas na caminhonete e o demais equipamentos continuaram em operação.

Importante reforçar que essa pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeitos. A barragem na JMC continua segura e operando normalmente. Não houve dano ambiental.

Investigação sobre as prováveis causas deste deslizamento estão sendo conduzidas pela empresa.

Continuamos à disposição para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Lara Machado / Assessoria de Comunicação

Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem