O fechamento da fábrica da Ford no Brasil, anunciado na semana passada, pegou muita gente de surpresa, mas, há seis anos, o país enfrenta um processo de desindustrialização. Desde a recessão, iniciada em 2014, o Brasil vê o número de indústrias cair.

No ano passado, 5,5 mil fábricas encerraram suas atividades. Ao todo, entre 2015 e 2020, foram extintas 36,6 mil. Isso equivale a quase 17 estabelecimentos industriais fechados por dia. Os números fazem parte de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a série histórica iniciada em 2002, até 2014 o número de fábricas crescia, mesmo com a indústria de transformação perdendo relevância na economia diante do avanço dos outros setores.

Há seis anos, o país tinha 384,7 mil estabelecimentos industriais. Mas, no fim do ano passado, a estimativa era a de que o número tinha caído para 348,1 mil. Pouco antes do anúncio da Ford, outras multinacionais já haviam comunicado que fechariam suas fábricas no Brasil, caso da Sony e da Mercedes-Benz, que encerrou a produção de automóveis.

A Tarde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem