O Brasil passou das 210 mil mortes pela Covid. Alan Severiano tem os números atualizados pelo consórcio de veículos de imprensa. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 460 mortes por Covid e, assim, passou de 210 mil o número de pessoas que morreram da doença no país. O avanço foi rápido nas últimas semanas. Já são 210.328 óbitos.

De domingo (17) para esta segunda-feira (28) foram confirmados 29.133 novos casos. Já são 8.512.238 diagnósticos de Covid. O Brasil tem média de 54.058 novos casos por dia, 53% a mais do que duas semanas atrás.

Esta segunda-feira é o 11º dia seguido de alta na média de casos e de mortes. São, em média, 959 mortes por dia, alta de 33% na comparação com 14 dias atrás. Sobre a evolução nos estados, o Ceará não divulgou números até às 20h desta segunda.

Com alta na média de mortes, aparecem nesta segunda 11 estados: Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As maiores altas foram registradas no Amazonas e no Tocantins.

O Distrito Federal e dez estados aparecem com estabilidade: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quatro estados têm queda na média de mortes: Acre, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Paraná. As maiores quedas foram no Acre e em Mato Grosso do Sul.

A situação do Amazonas, que enfrenta uma crise grave, volta a ser destaque mais uma vez. Os números da média móvel indicam que o estado chegou ao pior ponto da pandemia nesse indicador. São, em média, 79 mortes por dia no Amazonas. Essa é a maior média registrada na pandemia.

Outro dado divulgado nesta segunda-feira mostra a dimensão da pandemia no Brasil inteiro. De acordo com um levantamento da Associação dos Cartórios, 2020 entra para a história como o ano que mais matou brasileiros desde 1999 quando os dados começaram a ser registrados.

As mortes registradas em todos os cartórios do país somaram 1.446.871 em 2020, um aumento de mais de 8% em relação ao ano anterior, e bem acima da média histórica de crescimento de mortes por ano, que era menor do que 2%.

A pandemia também alterou a causa das mortes em 2020. O número de mortes causadas por síndrome respiratória aguda grave, doença também associada à Covid, deu um salto de quase 1.000%. Doenças respiratórias cresceram 35% e muito mais brasileiros morreram em casa, alta de 22%, com um aumento enorme por síndrome respiratória aguda grave e por doenças cardiovasculares inespecíficas.

Segundo os cartórios, esse aumento das mortes em casa está ligado ao medo das pessoas de irem a hospitais ou fazerem tratamentos de rotina durante a pandemia e também à falta de leitos em momentos críticos.

G1 / JN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem