O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e a nova vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1°), na Câmara dos Vereadores. O pleito, que tradicionalmente ocorre em outubro, foi realizado em novembro de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Não houve segundo turno.

Além de Bruno Reis e Ana Paula, os 43 vereadores eleitos na capital baiana tomaram posse nesta sexta. Três deles de forma online e os demais, presencialmente.

AEste é o primeiro mandato de Bruno Reis. Ele foi vice-prefeito de Salvador no último mandato da gestão de ACM Neto, seu antecessor que ficou no cargo por oito anos, desde 2012. Durante o discurso de posse, nesta sexta, Reis disse que Salvador seguirá na linha de frente de combate à Covid-19 e na vacinação contra a doença, mas destacou que também dará atenção especial à educação.

"A palavra de ordem será combater o coronavírus. Isso continuará sendo feito de forma abrangente, demonstrando o sistema de saúde, investindo a área social, buscando a reativação da economia e estimulando as pessoas um comportamento responsável. Não importa a nacionalidade da vacina, o que importa é sua eficácia e segurança. Que possamos voltar à normalidade na rotina de Salvador", disse.

Ao falar sobre a prioridade na educação, o prefeito relembrou que os momentos que teve com a mãe, já falecida, e que era professora, foram decisivos para entender a importância dos estudos na vida das pessoas.

"Quero chamar atenção para um setor mais que especial, mais que tudo, vai ser minha prioridade. Vou trabalhar para ser o prefeito da educação. Garantindo o ensino presencial e virtual. Integrar a escola tradicional às novas formas de ensinar e aprender nesse mundo em evolução constante e veloz. Quero, a partir do que já conquistamos, avançar muito mais, que é a cidade educadora, que a criança e o adolescente se sintam integrados ao conhecimento dentro e fora da sala de aula", disse.

O prefeito disse também que os setores do transporte e saneamento básico terão atenção especial da prefeitura nessa nova gestão.

"Precisamos tratar com atenção o transporte público, um dos setores mais atingidos pelos efeitos da pandemia nos grandes centros. É hora de enfrentar esse problema com todas as suas variáveis, para encontrarmos a melhor solução. O saneamento é outro fator que precisamos destravar. A partir do novo pacto legal e das conquistas gerenciais dos últimos oito anos, podemos fazer as parcerias necessárias para tirar Salvador do atraso histórico da prestação de serviço da água encanada e esgoto tratado, que têm impacto direto no meio ambiente e na saúde pública", disse.

A cerimônia de posse também contou com a presença do ex-prefeito, ACM Neto. Durante o discurso, Bruno agradeceu o trabalho realizado pelo antigo gestor. Antes mesmo de falar sobre os planos para Salvador, o atual prefeito relembrou parte da trajetória.

"Há 23 anos eu subi a escada dessa Casa [Câmara de Vereadores] pela 1ª vez. Cheio de inseguranças, mas também cheio de sonhos. Comecei como estagiário da Câmara Municipal, tenho tanto orgulho que guardo até hoje meu primeiro contracheque de setembro de1996. Olhava para essa tribuna [dos vereadores] e pensava: será que um dia eu chego lá?", relembrou.

Bruno Reis ainda destacou que pretende manter o diálogo com os vereadores de Salvador

Cerimônia

A cerimônia, que estava marcada para as 14h30 começou por volta das 15h, quando o vereador, presidente da Câmara, Geraldo Júnior, abriu a sessão. O vereador Carlos Muniz deu início à leitura de posse e o juramento foi feito pelo vereador Paulo Magalhães.

Na sequência, todos os 43 vereadores foram convidados a assinar a carta de posse. A maior bancada da Câmara será do DEM, com 7 vereadores.

Após os vereadores, foi a vez de Bruno Reis (DEM) e da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) assinarem o documento.

Eleições

Bruno Reis, do DEM, foi eleito prefeito de Salvador para os próximos quatro anos, no dia 15 de novembro. Ao fim da apuração, Bruno Reis teve 64,20% dos votos. Foram 779.408 votos no total.

O candidato derrotou Major Denice, que ficou em segundo lugar com 18,86% (228.942 votos). A eleição em Salvador teve 26,46% de abstenção, 3,36% votos brancos e 9,61% votos nulos. Também disputaram o pleito: Bacelar (Podemos), Celso Cotrim (PROS), Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (PSOL), Olívia Santana (PC do B), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Rodrigo Pereira (PCO).

Bruno Reis tem 43 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de advogado. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 931.514,59. O vice é Ana Paula Matos, do PDT, que tem 43 anos.

Os dois fazem parte da coligação "Salvador não pode parar", formada pelos partidos DEM, PDT, MDB, Republicanos, Solidariedade, Cidadania, PL, PSL, PSC, Patriota, PSDB, PV, DC, PMN e PTB.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem