Por Igor Fagner - É sob pressão que um administrador mostra se é um líder ou apenas um chefe de equipe. Ao enfrentar um problema, um líder logo busca soluções, enquanto um chefe busca culpados. Assim aconteceu recentemente com o tema mais discutido dos últimos 10 meses em Jacobina, a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Estranhamente, só agora a gestão Tiago Dias começou a divulgar que não tem dados suficientes para fornecer à população em prestação de contas de como anda o avanço da covid-19 na cidade. Em denúncia feita a um portal de notícias da capital baiana, como se Jacobina não tivesse imprensa à altura, o novo alcaide acusa a gestão anterior de ter apagado todos os registros dos pacientes infectados, deixando-os sem condições de divulgar o boletim como era feito até 31 de dezembro: diariamente.

Oras, até um leigo pode perceber que o que foi apagado, foi o portal da Prefeitura de Jacobina, o qual não trazia nada mais que um consolidado de dados epidemiológicos, ou seja, um resumo da pandemia, constando apenas gênero, idade e bairro dos pacientes infectados, devido ao sigilo que protege a identidade dos pacientes. Dados estes que, em uma simples ação de interesse, poderiam estar sendo acompanhados pela equipe de transição desde o dia 16 de novembro, quando já sabiam que iriam assumir a administração da cidade. 

O sistema que traz informações de pacientes é de responsabilidade do Governo Federal, não havendo possibilidade nenhuma de ser deletado por um agente municipal. Para que a nova gestão obtivesse acesso à essa plataforma, um termo de conduta fora assinado entre a ex-diretora da Vigilância Epidemiológica e a nova secretária da Saúde, o que comprova que a denúncia é descabida e demonstra politicagem (leia aqui).

E por falar em diretora, se o combate à Covid-19 é realmente uma prioridade para o novo gestor, por que o cargo mais importante da atualidade ainda não foi ocupado? Aliás, o que falta para que a equipe da Secretaria Municipal da Saúde seja formada por completo? Que os Rumos Incertos das atitudes do novo gestor não afete este setor que, neste momento mais precisa de dias melhores.

Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem