A Guarda Civil Municipal de Jacobina apresentou nesta quinta-feira, 07, o balanço estatístico do ano de 2020 e trouxe dados que ajudará no planejamento das ações da corporação para o ano de 2021. O balanço traz dados detalhados de atendimentos, solicitações do público e de outros órgãos do município, tanto na sede como no interior do município.

No ano de 2020 foram feitos 1.538 atendimentos diretos a população, o que da uma média de 04 atendimentos diários, através do número 153, e inúmeras ações inibidoras de depredação do patrimônio público e patrulhamentos preventivos nas unidades escolares, de saúde e demais logradouros do município.

Ocorrências atendidas pela GCM


Dados estatísticos

Um fato que ainda preocupa são os dados, ainda altos, de poluição sonora e perturbação do sossego alheio, que ocupa 40,9% das ocorrências destinada à população, mesmo com a apreensão de 22 aparelhos de som durante a pandemia, a poluição sonora não diminuiu e é tido como problema grave já que além de consumir recursos públicos inviabiliza possíveis ações preventivas em outros setores de Segurança Pública.

Outro problema preocupante é a violência contra mulher no município de Jacobina, onde somente no ano de 2020 foram registradas pela GCM 92 ocorrências, totalizando 6% das ocorrência atendidas pela Guarda Municipal, algumas foram resolvidas sem precisar conduzir o agressor para a delegacia, devido às vítimas não quererem representar contra seus maridos ou parceiros.

Aparelhos de som apreendidos pela Guarda Municipal, durante a Pandemia

Devido à pandemia e a suspensão das aulas a equipe da ROMU – Ronda Ostensiva Motorizada, que geralmente fica responsável pelo patrulhamento nas escolas da rede pública, ficou mais direcionada para o centro da cidade, especialmente no Calçadão, Praça da Missão, Praça da Matriz... e outras patrulhas deram apoio às equipes de saúde nas barreiras sanitárias e postos de atendimento espalhados pela cidade e distritos.

Barreira Sanitária na entrada da cidade 

PSF do distrito do Junco


Fonte: Ascom GCM

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem