Três policiais militares e um homem natural de Jacobina foram presos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na madrugada deste domingo (17), em uma ação que resultou em uma apreensão de drogas e armas de grosso calibre.

Segundo a Polícia Militar (PM), as equipes recolheram 1,5 tonelada de cocaína em tabletes, dois fuzis de uso exclusivo do Exército (um deles com alcance de quatro quilômetros), cinco pistolas com alcance de 600 metros, e mais de 450 balas de vários calibres.

Em entrevista coletiva, a PM informou que foram presos dois policiais militares de Pernambuco: Clebernilson de Souza Ferreira, sargento do 5º Batalhão da PM, em Petrolina, e que está na corporação há mais de 15 anos; e Boaventura Douglas Nunes de Lima, sargento da reserva da PM há mais de 10 anos. Houve, ainda, a prisão de Rosemberg Nunes Peixoto, soldado da ativa da PM na Bahia, e Flávio Santana Mota, baiano de Jacobina.

Os quatro foram autuados na Delegacia de Jaboatão Centro. Segundo a Polícia Civil, eles vão responder por tráfico de entorpecentes, associação criminosa, violação de domicílio, tortura e porte ilegal de armas de uso restrito e permitido.

A PM disse, ainda, que os policiais de Pernambuco sob suspeita “serão submetidos não apenas a procedimentos na Justiça, mas a procedimentos investigativos internos de controle para apurar as circunstâncias dos seus envolvimentos no fato”. Eles podem ser expulsos da corporação.

A audiência de custódia dos quatro presos está prevista para esta segunda-feira (18). O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para saber o resultado da sessão, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Na nota, a PM explicou que tudo começou quando equipes do 25º Batalhão receberam uma denúncia da Central de Operações de uma ocorrência envolvendo reféns em Manassu, um loteamento próximo ao condomínio Alphaville.

Diante disso, militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e da contrarresposta da unidade seguiram para o local. Eles perceberam a movimentação de um veículo, com quatro ocupantes, “em atitude suspeita”.

“Os policiais deram voz de parada e iniciaram a abordagem policial, momento este em que o Batalhão de Radiopatrulha, que acompanhava a situação via rádio, chegou no local em apoio”, disse a nota.

Ainda segundo a PM, no veículo estavam os PMs, o civil e os armamentos. Uma parte da equipe levou os presos para a delegacia. Enquanto isso, o Gati continuou as investigações.

Em Alphaville, os militares chegaram até uma casa. “Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas”, disse a PM no comunicado.

Então, a equipe pediu apoio do policiamento do cães para entrar na residência. Antes de receber o reforço, os militares localizaram os tabletes da cocaína no local, em um contêiner no terreno da casa. A polícia investiga quem é o dono da casa e avaliou a droga apreendida em R$ 45 milhões.

Ainda foram apreendidos diversos carregadores e munições, além de rádios comunicadores, celulares, coletes balísticos, balaclavas e maçaricos e uniformes da polícia. Ao todo, 48 policiais militares participaram da apreensão. Todo o material foi levado para a delegacia de Prazeres, também em Jaboatão.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem