Por Robson Guedes - O ministro da Saúde Eduardo Pazuello concedeu uma entrevista neste domingo (17), para falar sobre a aprovação do uso emergencial de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e anunciar a vacinação contra a Covid-19 no país. 

Pazuello chamou de "jogada de marketing" a vacina aplicada em uma enfermeira negra, de 54 anos, em São Paulo, minutos após a decisão da Anvisa. No momento da aplicação, que se tornou um evento oficial do Governo, estavam presentes o governador João Doria e a imprensa paulista, transmitindo ao vivo.

O Plano Nacional de Operacionalização para a vacinação contra a Covid-19, que foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), será executado pelo Ministério da Saúde. Pazuello recebeu 100 prefeitos e todos os governadores dos Estados e do Distrito Federal, no Palácio do Planalto, onde ficou pactuado que as ações seriam coordenadas pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde tem em mãos, nesse instante, as vacinas tanto do Butantan quanto da Astrazeneca, e nós poderíamos, em um ato simbólico ou uma jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas, em respeito a todos os governadores, prefeitos, e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso, não faremos uma jogada de marketing – disse Eduardo Pazuello.

"Amanhã (18.jan.2021), às 7h da manhã, iniciaremos a distribuição da vacina para todos os Estados com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo. A vacinação de forma igualitária e simultânea, sem deixar nenhum brasileiro pra trás, sem discriminar cor da pele, credo religioso, classe social, tribos, e, principalmente, sem dividir o nosso país. É isso que o Governo Federal procura, é isso que está pactuado com todos os governadores", destacou o ministro.

O ministro da Saúde afirmou que a vacinação deve começar no dia 20 ou 21 de janeiro, e segue um cronograma nacional de vacinação. A entrevista completa está disponível abaixo.

Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem