Projeto artístico do Colégio Oásis de Jacobina, o espetáculo “O Show não parou!" acontece nesta sexta-feira, 12, às 20h, no formato online pelo YouTube no endereço youtube.com/colegiooasisdejacobinalive. O evento envolve alunos do ensino médio e colaboradores da instituição.

Oriundo das Feiras Literárias do Colégio Oásis, o evento homenageia músicos e compositores brasileiros e é realizado há 18 anos. Nessa edição, por conta da Pandemia da Covid-19, o espetáculo teve participação restrita e será apresentado em formato digital.

Produtora e diretora do espetáculo, a professora Joelma Gisele falou deste momento: “Apenas sete alunas estarão emocionando o público com coreográficas, apresentações de teatro, músicas, poemas e poesias. Os ensaios aconteceram por chamadas de vídeos e encontros presenciais, com agendamento individual, pra repassar cenas e realizar as filmagens. Foi diferente, mas conseguimos trabalhar usando máscaras, álcool e manter o distanciamento”.

Vendo o evento como uma forma de educar e confiante na participação dos alunos, a professora Miriam Miranda Guerra, proprietária do Colégio Oásis, maior incentivadora e fã do projeto, não deixou o medo da pandemia parar o show.

“O medo não nos freou. Usamos esse sentimento de estranheza pra buscar melhor nos entender, nos enxergar e chegamos à conclusão: Nada será como antes, será ainda melhor! Acreditamos que estamos nos tornando seres humanos melhores, lógico, depende muito de cada um”, acredita Professora Miriam.

Fazem parte do elenco do "O Show não parou!": Maria Clara, Camila, Helena, Laila, Clarisse, Laura e Gabriela; participações especiais prof. Eluane Dias e Marcos Henrique; produção e direção da professora Joelma Gisele.

Sobre o evento

Proveniente da Feira Literária, com direção da professora Ilda Requião, o evento nasceu com o objetivo de revisar o conteúdo literário do ensino médio. Com o tempo o show tomou um corpo mais amplo e os dois eventos seguiram separadamente, ambos mantendo qualidade e público assíduo.

Os alunos se envolvem com a produção e se revezam no palco entre os musicais, peças (teatro), coreografias, cenografias, iluminação, dentre outras. Já foram homenageados ícones como Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso, Cazuza, Raul Seixas, Rita Lee, Toquinho, Luiz Gonzaga, Flávio José, as bandas/grupos Legião Urbana, Teatro Mágico, Reverb, Encanto e Poesia e o Movimento Tropicália.

Com público variado, familiares, alunos de outras escolas, pessoas de cidades vizinhas, ex-alunos e a comunidade em geral, os espetáculos já passaram pelos palcos do Centro Cultural, Aurora Jacobinense, Acija e, nas últimas cinco edições, Auditório do Comuja.

A montagem leva em média seis meses, dois para o estudo da musicografia do artista e dois meses na pré-produção; o restante do tempo é dedicado aos ensaios até chegar o grande dia.

A ação contribui com o público externo por meio de responsabilidade social. Com ampla divulgação, é pedido ao público que leve um quilo de alimento não perecível. O gesto de solidariedade é sempre, carinhosamente, atendido.

“Para mim o processo é encantador, toda essa interação com elenco de séries diferentes, visões diferentes e habilidades diferentes, gesta ao longo de seis meses um coletivo de crescimento múltiplo e ímpar ao mesmo tempo. Já fomos 90 alunos em palco, fora a técnica. O fato é que, independentemente da quantidade que somos, fazemos acontecer”, enfatiza Joelma Gisele.

Entendendo que a arte é um dos maiores veios comunicativo e de livre expressão, a Câmara de Vereadores de Jacobina apresentou Moção Honrosa em reconhecimento a importância do evento.

Por Tamara Leal

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem